Nova técnica para superação de traumas EMDR

Nova técnica para superação de traumas EMDR

Neste artigo:

O que você pode esperar de EMDR?

Qual é a eficácia EMDR?

O que as diretrizes recomendam?

EMDR: Eye Movement Desensitization and Reprocessing
(movimento dos olhos para dessensibilização e reprocessamento)

O EMDR é uma forma relativamente nova de psicoterapia . Está crescendo em popularidade, especialmente para o tratamento de transtorno de estresse pós-traumático (TSTP). O trauma muitas vezes ocorre depois de experiências como o combate militar, agressão física, estupro, acidentes de carro, etc.
À primeira vista, EMDR parece abordar questões psicológicas de uma maneira diferente do tradicional pois não depende de falar sobre seus problemas ou tomar medicamentos . Em vez disso o EMDR usa  o movimento dos olhos do paciente. Estes movimentos amortecem o poder das memórias emocionalmente carregadas de eventos traumáticos do passado.

O que você pode esperar de EMDR

O que você pode esperar de EMDR?

Uma sessão de tratamento EMDR pode durar até 90 minutos. Seu terapeuta irá mover os dedos  trás na frente diante de seu rosto e pedir-lhe para seguir estes movimentos com os olhos. Ao mesmo tempo, o terapeuta de EMDR solicitará que você lembre de um evento perturbador. Isso irá incluir as emoções e sensações corporais associadas.
Aos poucos, o terapeuta irá guiá-lo a mudar seus pensamentos e sentimentos. Alguns terapeutas usam alternativas aos movimentos dos dedos, como o toque com a mão ou tons musicais.
As pessoas que utilizam a técnica contam que EMDR pode enfraquecer o efeito das emoções negativas. Antes e depois de cada tratamento EMDR, o terapeuta poderá pedir-lhe para avaliar o seu nível de angústia. A expectativa é que as suas memórias perturbadoras se tornem menos incapacitantes.
Embora a maioria das pesquisas em EMDR examinem seu uso em pessoas com transtorno pós traumático, EMDR é por vezes utilizado experimentalmente para tratar muitos outros problemas psicológicos, como por exemplo:
Ataques de pânico
Distúrbios alimentares
vícios
Ansiedade , como desconforto com falar em público ou procedimentos odontológicos

Qual é a eficácia EMDR

Qual é a eficácia EMDR? 


Mais de 20.000 profissionais foram treinados para usar EMDR desde psicóloga Francine Shapiro desenvolveu a técnica em 1989. Enquanto andava pela floresta Shapiro começou a notar que suas próprias emoções negativas diminuíam enquanto seus olhos corriam de um lado para o outro. Em seguida, ela encontrou o mesmo efeito positivo em pacientes.
EMDR parece ser uma terapia segura, sem efeitos colaterais negativos. Pesquisadores têm mostrado a eficácia do tratamento em relatórios publicados que consolidaram dados de vários estudos.

para quais casos emdr funciona

O que as diretrizes recomendam?


Orientações emitidas por mais de uma organização profissional têm impulsionado recentemente a credibilidade do EMDR. Estas orientações definem quem pode beneficiar do tratamento. Por exemplo:
A Associação Psiquiátrica Americana (APA) observou que EMDR é eficaz para o tratamento de sintomas de Transtorno pós traumático agudo e crônico. De acordo com a APA, EMDR pode ser particularmente útil para pessoas que têm dificuldade em falar sobre os eventos traumáticos.
    O Departamento de Assuntos de Veteranos e do Departamento de Defesa em conjunto emitiram diretrizes desta prática clínica. Estas orientações "recomendam fortemente" o EDMR para o tratamento de Traumas em ambas as populações militares e não militares. Eles também observam que esta abordagem tem sido tão eficaz como outros tratamentos psicológicos em alguns estudos, e menos eficaz em outros.


WebMD Referência Médica
Fonte:
Joseph Goldberg, MD em 15 de agosto de 2015
© 2015 WebMD, LLC. Todos os direitos reservados.







Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: