Fobia social Ansiedade Social Envergonhado



Fobia social Ansiedade Social Envergonhado
Fobia social Ansiedade Social Envergonhado





 Transtorno de Ansiedade Social



Sempre Envergonhado

Você tem medo de ser julgado por outros ou de se sentir envergonhado o tempo todo? Você se sente extremamente temeroso e inseguro em torno de outras pessoas na maior parte do tempo? Será que essas preocupações tornam difícil realizar tarefas diárias como dar recados,  falar com as pessoas no trabalho ou na escola?
Se assim for, você pode ter um tipo de transtorno de ansiedade chamado de fobia social, também chamada de transtorno de ansiedade social. 

Tô com vergonha
Tô com vergonha

O que é fobia social?

A fobia social é um forte medo de ser julgado por outros e de ser envergonhado. Este medo pode ser tão forte que pode causar prejuízos no trabalho, escola ou nas atividades cotidianas.
Todo mundo já se sentiu ansioso ou constrangido em um momento ou outro. Por exemplo, conhecer novas pessoas ou falar em público pode fazer qualquer um se sentir nervoso. Mas as pessoas com fobia social se preocupam com essas coisas durante semanas antes que eles aconteçam.
Pessoas com fobia social têm medo de fazer as coisas comuns na frente de outras pessoas. Por exemplo, eles podem ter medo de assinar um cheque na frente de uma caixa no supermercado, ou podem ter medo de comer ou beber na frente de outras pessoas, ou usar um banheiro público. A maioria das pessoas que têm fobia social sabe que não deve ter tanto medo, mas não conseguem controlar seu medo. Às vezes acabam evitando lugares ou eventos onde pensam que terão que fazer algo que irá constrangê-los. Para algumas pessoas, a fobia social é um problema apenas em determinadas situações, enquanto outros têm sintomas em quase toda situação social.
A fobia social geralmente começa durante a juventude. Um psicólogo pode dizer que uma pessoa tem fobia social, se apresentar sintomas por pelo menos 6 meses.
Sem tratamento, a fobia social pode durar muitos anos ou uma vida.


Fobia social Sintomas
Fobia social Sintomas

Quais são os sinais e sintomas da fobia social?

A pessoa com fobia social tende a:
Ser muito ansioso por estar com outras pessoas e falar com elas, mesmo que  desejam este contato.
Ser muito auto-consciente na frente de outras pessoas e se sentir constrangido
Ter muito medo de que outras pessoas os julgue
Preocupar-se por dias ou semanas antes de um evento onde haverá outras pessoas
Ficar longe de locais onde há outras pessoas
Ter dificuldade em fazer amigos e manter amigos
Corar, suar ou tremer em torno de outras pessoas
Sentir náuseas ou embrulhar o estômago quando está com outras pessoas.

Fobia social causas
Fobia social causas


O que causa a fobia social?

A fobia social, por vezes, ocorre em vários membros da mesma família, mas ninguém sabe ao certo por que algumas pessoas têm, enquanto outros não. Os pesquisadores descobriram que várias partes do cérebro estão envolvidas no medo e ansiedade. Alguns pesquisadores acreditam que a leitura errada do comportamento dos outros pode causar fobia social. Por exemplo, você pode pensar que as pessoas estão olhando ou franzindo a testa para você quando eles realmente não estão. Poucas habilidades sociais são outra possível causa da fobia social. Por exemplo, se você tem habilidades sociais fracas,  pode se sentir desanimado depois de falar com as pessoas e pode se preocupar com a possibilidade de novo contato no futuro. Ao aprender mais sobre o medo e ansiedade , cientistas estão se tornando cada vez mais capazes em criar melhores tratamentos.

Fobia social tratamento
Fobia social tratamento


Como é o tratamento da fobia social?

A fobia social é geralmente tratada com psicoterapia, medicamentos, ou ambos.
Psicoterapia. Um tipo de psicoterapia chamada terapia comportamental cognitiva (TCC) é especialmente útil para o tratamento de fobia social. Ela ensina uma pessoa maneiras diferentes de pensar, se comportar e reagir a situações que o ajudam a se sentir menos ansioso e com medo. Ele também pode ajudar as pessoas a aprender e praticar habilidades sociais.
Medicação. Os médicos também podem prescrever medicamentos para ajudar a tratar fobia social.
É importante saber que, embora os antidepressivos podem ser segura e eficaz para muitas pessoas, eles podem ser arriscado para alguns, especialmente as crianças, adolescentes e adultos jovens. A "faixa preta" alerta as pessoas de que os antidepressivos podem fazer com que algumas pessoas tenham pensamentos suicidas ou realizem tentativas de suicídio.
As pessoas que tomam antidepressivos devem ser cuidadosamente monitorizados, especialmente quando começam o tratamento. 

Vergonha significado
Vergonha significado


Como são os sintomas da fobia social?

"Na escola eu estava sempre com vergonha e medo de ser chamado, mesmo quando eu sabia as respostas. Em meu emprego odeio me encontrar com o meu chefe. Eu não consigo  almoçar com os meus colegas de trabalho. Fico com vergonha e preocupado por estar sendo observado ou julgado, e preocupado em fazer papel de bobo. Meu coração bate forte e começo a suar quando  penso em  reuniões. Os sentimentos pioram conforme a hora do evento se aproximava. Às vezes eu não consigo dormir ou comer durante dias antes de uma reunião de equipe. " 

Como parar de ter vergonha
Como parar de ter vergonha


"Eu estou fazendo psicoterapia para aprender a lidar melhor com meus medos. Eu tive que trabalhar duro, mas me sinto melhor. Estou contente por ter procurado um psicólogo." 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: