Conflitos em familia


problemas familiares


Problemas familiares podem se manifestar nas famílias mais saudáveis, resultando em interações desafiadoras, frustrantes e dolorosas entre os membros da família. Desde pequenas irritações até ressentimentos profundos, de argumentos dramáticos a sentimentos de culpa, decepção e raiva que nem sequer sabem que as temos. Nossas famílias muitas vezes trazem as emoções mais intensas que vivemos, para melhor ou pior.

conflitos familiares

Preocupações comuns e Sintomas dos conflitos em família


Idealmente, nossas famílias são aqueles a quem podemos sempre contar com o apoio, de quem tirar força e resposta às nossas necessidades, por quem nós sentimos amor e preocupação, e com quem nos sentimos próximos e confortável, compartilhando abertamente pensamentos e sentimentos.
Na realidade, algumas famílias atendem a essa expectativa em 100% do tempo, e em alguns casos, a família de uma pessoa está longe do ideal, causando estresse , mal-entendidos, a raiva , a desconexão e necessidades não satisfeitas.
A parir de nossa família de origem desenvolvemos:
- expectativas em relação aos outros,
- habilidades de comunicação,
-visão da vida,
- capacidade de dar e receber amor, e
- habilidades de enfrentamento
Entre uma miríade de outras características os problemas familiares crônicos podem ter efeitos duradouros.
Os problemas da família vão desafiar cada membro em algum ponto, que podem resultar desde problemas de saúde mentais e comportamentais ou de eventos estressantes específicos

Familia que não se da bem

Família que não se dá bem


Seja qual for a origem, uma dinâmica familiar angustiantes pode interferir com o funcionamento de cada membro da família, incluindo parentes mais distantes, embora as pessoas que vivem na mesma casa sejam mais susceptíveis em serem afetados de forma mais significativa do que aqueles que vivem separados.
Quando os membros da família não se dão bem, a tensão pode afetar a saúde física e mental, relacionamento de cada membro da família, e até mesmo a sua capacidade para tarefas de rotina. Evidências de problemas familiares podem se materializar através de conflitos familiares repetidas, mudanças comportamentais dramáticas em crianças e adolescentes , alterações de humor e depressão.

Questões familiares podem exigir a cooperação de todos na família, e isso proporciona uma grande oportunidade para fortalecer os laços familiares e interações, mas quando não existe a possibilidade em colocar todos em psicoterapia este atendimento pode ser feito com a pessoa interessada em resolver, ou amenizar, as sequelas que obteve devido a estes problemas em família.

psicoterapia para problemas da familia

Psicoterapia para Problemas da família 


A terapia familiar é projetada para ajudar os membros de cada família a colaborar para resolver os problemas familiares. O curso do tratamento é muitas vezes breve, e a maioria dos modelos de terapia familiar procuram abordar a comunicação (verbal e não verbal) da família, bem como quaisquer problemas individuais que podem estar interferindo com a coesão do sistema familiar.
Os problemas da família não tem que ser grave para justificar a terapia. Trabalhando com um terapeuta , as famílias podem esperar para aprender a entender melhor uns aos outros, comunicar de forma mais eficaz, e trabalhar de forma proativa para romper padrões insalubres.

Terapia de casal e de família 

Terapeutas podem oferecer terapia para a família como um grupo, ou sessões individuais.  Há uma série de modalidades de tratamento adequadas para dar resposta às preocupações da família.

Como resolver um conflito familiar
Como resolver um conflito familiar

Exemplos de caso - Adolescente problemático: 

A família X traz sua filha, Amelia (nome ficticio) 13 anos, para a terapia. Em sessão com seus pais discutem o comportamento problemático de Amelia, onde mencionam que ela é  mal-humorada, tem "problemas de raiva." , sarcástica, etc. Sozinha com o terapeuta na segunda sessão, ela se mostra calma e triste, mas direta e focada. O terapeuta começa as sessões de família novamente, desta vez pedindo que o irmão mais novo de Amelia participe também e concentra-se em padrões de comunicação entre os membros da família. Embora os pais insistam que Amelia é a razão da sua visita, com o seu filho na sessão Amelia se mostra doce e receptiva ao irmão, enquanto o pai parece ter pouco a dizer e quase não faz contato visual. O terapeuta aponta isso para eles, e logo começam a terapia de casal. Continua vendo Amelia separadamente mas não menciona sua raiva, pois ela não coloca este tema em terapia. Depois de dois ou três meses, a família está se dando muito melhor, e os pais identificaram várias áreas de seu casamento para trabalhar em terapia.

conflito entre irmãos

Exemplos de caso - Conflito entre irmãos adultos: 

João, 47, procura ajuda para lidar com seu conflito com seus irmãos e pais adultos. Eles parecem que estão em disputas constantemente,  seus pais o criticam diariamente  e "o colocam para baixo." O terapeuta percebe que família de João sempre funcionou mais ou menos assim, e informa João que há algo que o terapeuta pode fazer para mudar a família dele, e que está disposto a ajudar João a aprender a melhor forma de lidar com a sua família e as emoções que sente. João concorda com aproposta, e o terapeuta trabalha com ele no que se refere a comunicação, habilidades de auto-atendimento (como comer direito, relaxamento e conversa interna coerente), e definição de limite.

Fonte: http://www.goodtherapy.org/learn-about-therapy/issues/family-problems




Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: