Como funciona o atendimento psicologico



Como funciona o atendimento psicologico

Você já se sentiu muito sobrecarregado para lidar com os seus problemas? Se assim for, você não está sozinho.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental (dados dos EUA) , mais de um quarto dos adultos americanos sofrem de depressão, ansiedade ou outro transtorno mental em um determinado ano. Outros precisam de ajudar para lidar com uma doença grave, perda de peso ou parar de fumar. Outros ainda lutam para lidar com problemas de relacionamento, perda de emprego, a morte de um ente querido, estresse, abuso de substâncias ou outros problemas. E esses problemas muitas vezes pode tornar-se debilitante.

O que é terapia

O que é a psicoterapia? O que é terapia?


Um psicólogo pode ajudá-lo a trabalhar tais problemas. Através da psicoterapia, psicólogos ajudam as pessoas de todas as idades a viver vidas mais saudáveis ​​e mais produtivas.

Na psicoterapia, psicólogos aplicam cientificamente procedimentos validados para ajudar as pessoas a desenvolver ​​hábitos mais saudáveis e  mais eficazes. Existem várias abordagens na psicoterapia - incluindo abordagens cognitivo comportamentais, interpessoais e outros de terapia, chamada de terapia pela fala - que ajudam os indivíduos trabalhar seus problemas.

A psicoterapia é um tratamento colaborativo baseado na relação entre um indivíduo e um psicólogo. Fundamentada no diálogo, ele fornece um ambiente de apoio que lhe permite falar abertamente com alguém objetivo, neutro e imparcial. Você e seu psicólogo irão trabalhar em conjunto para identificar e mudar os padrões de pensamento e de comportamento que estão impedindo de sentir o seu melhor.

No momento em que estiver pronto, você poderá ter resolvido o problema que trouxe, mas poderá também ter aprendido novas habilidades para que possa lidar melhor com quaisquer desafios que possam surgir no futuro.

Quando considerar a psicoterapia

Quando considerar a psicoterapia?


Por causa dos muitos equívocos sobre a psicoterapia, algumas pessoas relutam em experimentar. Conhecendo como funciona a psicoterapia você pode se sentir menos nervoso sobre iniciar a sua terapia.
Raiva, ansiedade, depressão... Vale a pena tentar superar. Isso porque  a sua qualidade de vida pode não ser o que deseja, a psicoterapia pode ajudar.

Algumas pessoas procuram a psicoterapia devido à depressão, ansiedade, irritabilidade, etc. Outros podem querer ajuda devido a uma doença crônica que está interferindo com o seu bem-estar físico ou emocional. Ainda outros podem ter problemas de curto prazo que precisam de ajuda para administrar. Eles podem estar passando por um divórcio, problemas com filhos, sentindo-se oprimido por um novo emprego ou de luto a morte de um membro da família, por exemplo.

sinais de que preciso de terapia

Sinais de que você poderia beneficiar da terapia- Sinais de que preciso de terapia


    Você sente uma enorme sensação, prolongado de desamparo e tristeza.

    Seus problemas não parecem melhorar, apesar de seus esforços e ajuda de familiares e amigos.

    Você achar que é difícil se concentrar em tarefas de trabalho ou para realizar outras atividades diárias.

    Você se preocupa excessivamente, espera sempre o pior ou se sente no limite.

    Ações como beber muito álcool, uso de drogas ou ser agressivo, está prejudicando você ou outras pessoas.

quais são os tipos de psicoterapia

Quais são os diferentes tipos de psicoterapia?


Existem muitas abordagens diferentes para a psicoterapia. Os psicólogos geralmente recorrem a um ou mais destes. Cada perspectiva teórica atua como um roteiro para ajudar o psicólogo entender seus clientes e seus problemas e desenvolver soluções.

O tipo de tratamento que você recebe dependerá de uma variedade de fatores: a pesquisa psicológica atual, orientação teórica do seu psicólogo e que funciona melhor para sua situação.

Os psicólogos que usam a terapia cognitivo comportamental, por exemplo, têm uma abordagem prática para o tratamento. Seu psicólogo pode pedir-lhe para realizar determinadas tarefas destinadas a ajudar a desenvolver habilidades de enfrentamento mais eficazes. Esta abordagem geralmente envolve tarefas de casa. Seu psicólogo pode pedir-lhe para reunir mais informações, tais como registrar suas reações a uma situação particular. Ou seu psicólogo pode querer que você pratique novas habilidades entre as sessões, por exemplo um paciente com uma fobia de elevador pode ter a tarefa de apertar botões do elevador. Você também pode ter tarefas de leitura para que possa aprender mais sobre um determinado tópico.

Em contraste, as abordagens psicanalíticas e humanistas geralmente se concentram mais na conversa psicoterapêutica. Você pode passar as suas sessões falando sobre suas primeiras experiências para ajudar você e seu psicólogo entender melhor as causas de seus problemas atuais.

O seu psicólogo pode combinar elementos de vários estilos de psicoterapia. Na verdade, a maioria dos terapeutas não amarram-se a apenas uma abordagem. Em vez disso, eles se misturam elementos de diferentes abordagens e adaptam o seu tratamento de acordo com as necessidades.

A principal coisa a saber é se o psicólogo tem experiência na área que você precisa de ajuda.


Fonte: http://www.apa.org/helpcenter/understanding-psychotherapy.aspx

Tópicos

Terapia cognitiva comportamental

Terapia cognitiva comportamental

 

 

 

Terapia de casal

Terapia de casal

 

 

 

 Psicoterapia

 Psicoterapia

 

 

 

 

psicoterapeuta

Psicoterapeuta

 

 

psicoterapia breve

Psicoterapia breve

 

 

abordagem comportamental

 Abordagem comportamental

 

 

 

palavra de cura

Palavra de cura

 

 

 

TCC psicologia

TCC psicologia

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: