Psicologia cognitiva - Terapia Cognitiva em SP



Psicologia Cognitiva  - Clinica  Terapia cognitiva em SP - Psicologo cognitivo em SP
Psicologia Cognitiva  - Clinica  Terapia cognitiva em SP - Psicólogo cognitivo em SP

Definição de psicologia Cognitiva


A psicologia cognitiva é a investigação científica da cognição humana, isto é, todas as nossas habilidades mentais - perceber, aprender, lembrar, pensamento, raciocínio e compreensão. O termo "cognição" deriva da palavra latina "cognoscere" ou "saber". Fundamentalmente, os estudos de psicologia cognitiva observam como as pessoas adquirirem e aplicam conhecimentos ou informações. Está intimamente relacionado com a ciência cognitiva.

Terapia Cognitiva Comporamental
Terapia Cognitiva Comportamental

História da psicologia e terapia cognitiva

Psicologia cognitiva em sua forma moderna incorpora um conjunto notável de novas tecnologias na ciência psicológica. Embora as publicações da cognição humana pode ser rastreadas até Aristóteles '' De Memoria '' (Hothersall, 1984), as origens intelectuais da psicologia cognitiva começou com abordagens cognitivas para problemas psicológicos, no final dos anos 1800 e início dos anos 1900 nas obras de Wundt, Cattell, e William James (chato, 1950).
A Revolução Cognitiva começou em meados da década de 1950, quando pesquisadores em vários campos começaram a desenvolver teorias da mente baseadas em representações complexas e procedimentos computacionais (Miller, 1956; Broadbent, de 1958; Chomsky, 1959; Newell, Shaw, & Simon, 1958). A psicologia cognitiva tornou-se predominante na década de 1960 (Tulving, 1962; Sperling, 1960). Seu ressurgimento foi marcado pela publicação do livro de Ulric Neisser, '' Psicologia Cognitiva '', em 1967. Desde 1970, mais de sessenta universidades da América do Norte e Europa criaram programas de psicologia cognitiva e terapia cognitiva comportamental.

Terapia Comportamental Cognitiva
Terapia Comportamental Cognitiva

Premissas da psicologia cognitiva

Baseada em duas hipóteses: (1) A cognição humana pode, pelo menos em princípio, ser plenamente reveladas pelo método científico, isto é, os componentes individuais de processos mentais podem ser identificados e compreendidos, e (2) processos mentais internos pode ser descrito em termos de regras ou algoritmos, em modelos de processamento de informação. Tem havido muito debate recente sobre estes pressupostos (Costall e ainda, de 1987; Dreyfus, 1979; Searle, 1990).

Teoria Cognitiva
Teoria Cognitiva

Abordagens

Experiências e simulações / modelagem são as principais ferramentas de pesquisa em psicologia cognitiva para formulação da teoria cognitiva. Muitas vezes, as previsões dos modelos são comparados diretamente ao comportamento humano. Com a facilidade de acesso e amplo uso de imagem cerebral técnicas, psicologia cognitiva tem visto crescente influência da neurociência cognitiva ao longo da última década. Atualmente, existem três principais abordagens em psicologia cognitiva: psicologia cognitiva experimental, psicologia cognitiva computacional, e neural psicologia cognitiva.

Terapia Cognitiva Comportamental para ansiedade
Terapia Cognitiva Comportamental para ansiedade


Psicologia cognitiva experimental trata psicologia cognitiva como uma das ciências naturais e aplica métodos experimentais para investigar a cognição humana, tratamento da ansiedade entre outros.. Respostas psicofísicas, tempo de resposta e Eye Tracking geralmente são medidas em psicologia cognitiva experimental. Psicologia cognitiva computacional desenvolve modelos matemáticos e computacionais formais da cognição humana com base em representações simbólicas e subsimbolicas e sistemas dinâmicos . Psicologia cognitiva neural utiliza imagens do cérebro (por exemplo, EEG , MEG , fMRI , PET, SPECT, imagens ópticas) e métodos neurobiológicos (por exemplo, pacientes com lesão) para entender as bases neurais da cognição humana. As três abordagens são frequentemente associados, e fornecem insights tanto independentes  ecomo complementares em todos os sub-domínio da psicologia cognitiva.

O que significa cognitivo
O que significa cognitivo

Sub-domínios da Psicologia Cognitiva

Tradicionalmente, a psicologia cognitiva significa percepção , atenção , aprendizado , memória , formação de conceitos , raciocínio , juízo e tomada de decisões , resolução de problemas , e processamento da linguagem . Para alguns, fatores sociais e culturais, emoção , consciência , cognição animal , abordagens evolutivas também se tornaram parte da psicologia cognitiva.
Percepção: Aqueles que estudam a percepção procurar entender como podemos construir interpretações subjetivas de informações próximas do meio ambiente. sistemas de percepção são compostas de sentidos separadas (por exemplo, visual, auditiva, somatossensorial) e módulos de processamento (por exemplo, forma, movimento; Livingston & Hubel, 1988; Ungerleider & Mishkin, 1982; Julesz, 1971) e sub-módulos (por exemplo, Lu & Sperling, 1995) que representam diferentes aspectos da informação estímulo.

Método cognitivo
Método cognitivo


A pesquisa atual também se concentra em como essas representações e módulos separados interagem e são integrados em percepções coerentes. Os psicólogos cognitivos tem estudado essas propriedades empiricamente com métodos psicofísicos e imagiologia cerebral. Os modelos computacionais, com base em princípios fisiológicos, têm sido desenvolvidos muitos sistemas para perceptuais (Grossberg & Mingolla, 1985; Marr, 1982; Wandell, 1995).

Terapia comportamental
Terapia comportamental

Atenção : 

Atenção resolve o problema de sobrecarga de informação em sistemas de processamento cognitivo, selecionando algumas informações para processamento adicional, ou por gestão de recursos aplicados a várias fontes de informação simultaneamente (Broadbent, 1957; Posner, 1980; Treisman, 1969). investigação empírica da atenção centrou-se sobre como e por que a atenção melhora o desempenho, aspecto comportamental, ou como a falta de atenção prejudica o desempenho (Posner, 1980; Weichselgartner & Sperling, 1987; Chun & Potter, 1995; Pashler, 1999). A análise teórica das atenções tomou várias vias principais para identificar os mecanismos de atenção: a abordagem de detecção de sinal (Lu & Dosher, 1998) e a abordagem semelhança-escolha (Bundesen, 1990; Logan, 2004). Efeitos relacionados de concorrência tendenciosa têm sido estudadas em gravações de células individuais em animais (Reynolds, Chelazzi, & DeSimone, 1999). Estudos de imagem cerebral têm documentado efeitos da atenção sobre a ativação no córtices visuais, e têm investigado as redes de controle de atenção (Kanwisher & Wojciulik, 2000).

Terapia breve
Terapia breve

Aprendizagem: 

A melhora a resposta do organismo para o ambiente. Os psicólogos cognitivos estudam as novas informações  adquiridas e as condições nas quais são adquiridas, a fim de formular uma terapia breve. O estudo da aprendizagem começa com uma análise dos fenômenos de aprendizagem em animais (ou seja, a habituação, condicionado , e instrumental, contingência e aprendizagem associativa) e estende-se à aprendizagem da informação cognitiva ou conceitual por humanos (Kandel, 1976; Estes, 1969; Thompson , 1986). Estudos cognitivos de aprendizagem implícita enfatizam a influência em grande parte automática de experiência prévia sobre o desempenho e a natureza do conhecimento processual (Roediger, 1990). Estudos de aprendizagem conceitual salientar a natureza do processamento de informações de entrada, a função de elaboração, e a natureza da representao codificada (Craik, 2002). Aqueles que utilizam abordagens computacionais têm investigado a natureza dos conceitos que podem ser mais facilmente aprendidas, e as regras e algoritmos para sistemas (Holland, Holyoak, Nisbett, & Thagard, 1986) aprendendo. Aqueles que usam estudos de lesões e de imagem investigar o papel do específicas do cérebro sistemas (por exemplo, sistemas do lobo temporal) para certas classes de aprendizagem episódica, e o papel dos sistemas de percepção na aprendizagem implícita (Tulving, Gordon Hayman, e MacDonald, 1991; Gabrieli, Fleischman , Keane, Reminger, & Morell, 1995; Grafton, Hazeltine, & Ivry, 1995).

Transtornos cognitivos
Transtornos cognitivos

Memória : 

O estudo da capacidade e da fragilidade da memória humana, assim como os transtornos cognitivos, é um dos aspectos mais desenvolvidos da psicologia cognitiva. Estudo de memória se concentra em como as memórias são adquiridas, armazenadas e recuperadas. Domínios de memória foram funcionalmente dividida em memória para fatos, por procedimentos ou habilidades e trabalho e capacidade de memória de curto prazo. As abordagens experimentais identificaram tipos dissociáveis ​​de memória (por exemplo, processuais e episódicas; Squire e Zola, 1996) ou sistemas de processamento de capacidade limitada, como de curto prazo ou memória de trabalho (Cowan, 1995; Dosher, 1999). abordagens computacionais descrever a memória como redes proposicional, ou como representações holográficas ou compostas e processos de recuperação (Anderson, 1996, Shiffrin & Steyvers, 1997). Estudos de imagem cerebral e lesão identificam regiões do cérebro separáveis ​​ativas durante o armazenamento ou recuperação a partir de sistemas de processamento distintas (Gabrieli, 1998).

Terapias Cognitivas
Terapias Cognitivas

Formação de Conceito: Conceito ou formação de categoria refere-se à capacidade de organizar a percepção e classificação de experiências, a construção de categorias funcionalmente relevantes. A resposta a um estímulo específico (ou seja, um gato) é determinado não pela instância específica, mas pela classificação na categoria e por associação do conhecimento com essa categoria (Medin & Ross, 1992). A capacidade de aprender conceitos tem sido demonstrado que dependem da complexidade da categoria no espaço de representação, e por a relação de variações entre os exemplos de conceitos fundamentais para dimensões acessíveis e de representação (Ashby, 2000). Certos conceitos refletem em grande parte estruturas de similaridade, mas outros podem refletir a função ou teorias conceituais de uso (Medin, 1989). modelos computacionais foram desenvolvidos com base na agregação de representações exemplo, as estruturas de similaridade e modelos gerais de reconhecimento, e por teorias conceituais (Barsalou, 2003). neurociência cognitiva identificou estruturas cerebrais importantes para aspectos ou formas distintas de formação categoria (Ashby, Alfonso-Reese, Turken, e Waldron, 1998).

Psicoterapia cognitiva comportamental
Psicoterapia cognitiva comportamental

Julgamento e decisão: 

A tomada de decisão humana e a decisão é onipresente - um comportamento voluntário requer implícita ou explicitamente julgamento e escolha. Daí a necessidade dos estudo e formulação da psicoterapia cognitiva comportamental. As bases históricas de escolha são baseadas em modelos normativos ou racionais e regras de optimização, começando com a teoria da utilidade esperada (von Neumann e Morgenstern 1944; Luce, 1959). Uma análise extensiva identificou falhas generalizadas de modelos racionais devido ao diferencial avaliação dos riscos e recompensas (Luce e Raiffa, 1989), a avaliação distorcida de probabilidades (Kahneman e Tversky, 1979), e as limitações no processamento de informação humana (ou seja, Russo & Dosher, 1983). Novas abordagens computacionais dependem de sistemas dinâmicos análises de julgamento e escolha (Busemeyer & Johnson, 2004), e Bayesiana redes de crenças que fazem escolhas com base em vários critérios (Fenton & Neil, 2001) para situações mais complexas. O estudo da tomada de decisão tornou-se um tema ativo na neurociência cognitiva (Bechara, Damasio e Damásio, 2000).

Esquemas cognitivos
Esquemas cognitivos

'' 'Raciocínio:' 

Raciocínio é o processo pelo qual argumentos lógicos são avaliados ou construído. Investigações originais de raciocínio focado na medida em que os seres humanos aplicaram corretamente as regras derivados de inferência na dedução (ie, A implica B; Se A então B), esquemas cognitivos, e as muitas formas em que os seres humanos não conseguem apreciar algumas deduções e falsamente concluir outras . Estes foram estendidas para limitações no raciocínio com silogismos ou quantificadores (Johnson-Laird, Byne e Schaeken, 1992; Correntezas  Marcus, 1977). Indutivo, em contraste, se desenvolve uma hipótese consistente com um conjunto de observações ou razões por analogia (Holyoak e Thagard, 1995). Muitas vezes, o raciocínio é afetado por decisões heurísticas, falácias, e a representatividade das provas, e outros fenômenos de enquadramento (Kahneman, Slovic, Tversky, 1982). Modelos computacionais têm sido desenvolvidos para a tomada de inferência e analogia (Holyoak e Thagard, 1995), raciocínio lógico (Rips e Marcus, 1977), e do raciocínio Bayesiana (Sanjana e Tenenbaum, 2003).

Técnicas Cognitivas
Técnicas Cognitivas

Solução de Problemas: 

A psicologia cognitiva de resolução de problemas é o estudo de como técnicas cognitivas ajudam os seres humanos a perseguirem metas de comportamento. A análise de espaço de estado computacional e simulação computacional de resolução de problemas de Newell e Simon (1972) e a análise empírica e heurística do Wickelgren (1974), em conjunto, definir a abordagem psicológica cognitiva para resolução de problemas. Resolver um problema é concebida como encontrar as operações para mover a partir do estado inicial para um estado objetivo em um espaço problema recorrendo a soluções quer algorítmicos ou heurísticos. A representação problema é crítico em encontrar soluções (Zhang, 1997). Competências em domínios ricos de conhecimento (ou seja, xadrez) também depende complexo padrão de reconhecimento (Gobet & Simon, 1996). A resolução de problemas pode envolver percepção, memória, atenção e função executiva, e assim muitas áreas do cérebro podem ser envolvidos em tarefas de resolução de problemas, com ênfase em funções executivas pré-frontais.
Processamento de Linguagem: Embora as abordagens linguísticas se concentrar nas estruturas formais de línguas e uso da linguagem (Chomsky, 1965), a psicologia cognitiva tem-se centrado na aquisição da linguagem, compreensão da linguagem, produção de linguagem, ea psicologia da leitura (Kintsch 1974; Pinker, 1994; Levelt , 1989). Psicolinguística estudou codificação e acesso ao léxico de palavras, processos de nível sentença de análise e representação e representações gerais de conceitos, da essência, inferência, e pressupostos semânticas. modelos computacionais foram desenvolvidos para todos esses níveis, incluindo sistemas lexicais, sistemas de análise, sistemas de representação semântica, e ler em voz alta (Seidenberg, 1997; Coltheart, Rastle, Perry, Langdon, & Ziegler, 2001; Just, Carpenter, e Woolley, 1982; Thorne, Bratley & Dewar, 1968; Schank e Abelson, 1977; Massaro, 1998). A neurociência da linguagem tem uma longa história na análise das lesões (Wernicke, 1874; Broca, 1861), e também tem sido extensivamente estudada com a imagem cognitiva (Posner et al, 1988).

Terapia Cognitiva em São Paulo
Terapia Cognitiva em São Paulo

Aplicações da psicologia cognitiva

A pesquisa em psicologia cognitiva produziu um extenso corpo de princípios, representações e algoritmos. Aplicações bem sucedidas variam de sistemas especialistas custom-built para software e electrónica de consumo produzidos em massa: (1) Desenvolvimento de interfaces de computadores que colaboram com os usuários para atender às suas necessidades de informação e operar como agentes inteligentes, (2) desenvolvimento de uma infra-estrutura de informação flexível, baseado em representação de conhecimento e métodos de raciocínio, (3) Desenvolvimento de ferramentas inteligentes na indústria financeira, (4) Desenvolvimento de robôs móveis e inteligentes que podem realizar tarefas normalmente reservados para os seres humanos, (5) Desenvolvimento de componentes biônicos do neural perceptivos e cognitivos sistema tal como coclear e da retina implantes.

Terapia psicologica
Terapia psicológica


Referências
Anderson, JR (1996) A arquitetura da cognição. Mahwah, NJ: L. Erlbaum Associates.
Ashby, FG (2000) Uma versão estocástica da teoria do reconhecimento geral. Journal of Psychology Mathematical 44: 310-329.
Ashby, FG, Alfonso-Reese, LA, Turken, AU, e Waldron, EM (1998) A neuropsicológica teoria de múltiplos sistemas de aprendizagem categoria. Psychological Review 105: 442-481.
Barsalou, LW (2003) Abstracção em sistemas de símbolos de percepção. Philosophical Transactions, da Royal Society de Londres: Ciências Biológicas 358 :.
Bechara, A., Damasio, H. e Damasio, A. (2000) Emoção , tomada de decisão eo córtex orbitofrontal. Córtex Cerebral 10: 295-307.
Boring, EG (1950). A história da psicologia experimental (2ª ed.). New York: Appleton-Century-Crofts.
Broadbent, DE (1957) Um modelo mecânico para a atenção humana e memória imediata. Psychological Review 64: 205-215.
Bundesen, C. (1990) uma teoria da Visual-atenção. Psychological Review 97: 523-547.
Busemeyer, JR, e Johnson, JG (2004). modelos computacionais de tomada de decisão. Em D. Koehler & N. Harvey (Eds.), Manual de julgamento e tomada de decisão (pp. 133-154). Oxford, Inglaterra: Blackwell.
Chomsky, N. (1959) Revisão do Comportamento Verbal, por BF Skinner. Língua 35: 26-57.
Chomsky, N. (1965) Aspectos da teoria da sintaxe. Cambridge, MA: MIT Press. |
Chun, MM e Potter, MC (1995) Um modelo de duas fases para a detecção de alvos múltiplos em uma rápida apresentação visual de série. Journal of Experimental Psychology: Percepção Humana & Performance 21: 109-127.
Coltheart, M., Rastle, K., Perry, C., Langdon, R., & Ziegler, J. (2001) RDC: Um modelo dual Route Cascaded de reconhecimento de palavras visual e leitura em voz alta. Psychological Review, 108, 204-256.
Costall, A. e ainda, A. (eds) (1987) Psicologia Cognitiva em questão. Brighton: Harvester Press Ltd.
Cowan, N. (1995) atenção e memória: um quadro integrado, New York: Oxford University Press.
Craik, FIM (2002) níveis de processamento: passado, presente e futuro ...? Memória 10: 305-318.
Dosher, BA (1999) interferência Item e atrasos de tempo na memória de trabalho: a retirada de série Immediate. International Journal of Psychology Edição Especial: termo / memória de trabalho Curto, 34: 276-284.
Dreyfus, HL (1979) O que os computadores não podem fazer: os limites da inteligência artificial, New York: Harper and Row.
Estes, WK (1969) Reforço na aprendizagem humana. Em J. Tapp (Ed.), Reforço e comportamento. New York: Academic Press.
Fenton, N. e Neil, M. (2001) Tomando Decisões: usando redes Bayesian e MCDA, Sistemas baseados no conhecimento 14: 307-325.
Gabrieli, JDE (1998) neurociência cognitiva da memória humana. Annual Review of Psychology 49: 87-115.
Gabrieli, JDE, Fleischman, DA, Keane, MM, Reminger, SL e Morrell, F. (1995) dissociação dobro entre sistemas de memória subjacente a memória explícita e implícita no cérebro humano. Psychological Science 6: 76-82.
Gobet, F. e Simon, HA (1996) Lembre-se de forma aleatória e distorcida posições de xadrez: implicações para a teoria de especialização. Memória & cognição 24: 493-503.
Grafton, ST, Hazeltine, E., e Ivry, R. (1995) Mapeamento funcional da sequência de aprendizagem em seres humanos normais. Journal of Cognitive Neuroscience, 7: 497-510.
Grossberg, S. e Mingolla, E. (1985) dinâmicas neurais da percepção da forma: A conclusão fronteira, figuras ilusórias e cores neon espalhando. Psychological Review, 92: 173-211.
Holland, JH, Holyoak, KJ, Nisbett, RE e Thagard, PR (1986) Indução. Cambridge, MA: MIT Press.
Holyoak, KJ e Thagard, P. (1995) Mental pula analogia no pensamento criativo, Cambridge, MA: MIT Press.
Hothersall, David (1984) História da Psicologia, Nova Iorque: Random House.
Johnson-Laird, PN, Byrne, RMJ e Schaeken, W. (1992) raciocínio proposicional por modelo, Psicologia avaliação 99: 418-439.
Julesz, B. (1971) Fundamentos da percepção ciclópico. Chicago: University of Chicago Press.
Assim, MA, Carpenter, PA, & Woolley, JD (1982) Paradigmas e processos e na compreensão da leitura. Journal of Experimental Psychology: General 3: 228-238.
Kahneman, D. e Tversky, A. (1979) Teoria da Perspectiva: Uma Análise de Decisão sob Risco. Econometrica 47: 263-292.
Kahneman, D., Slovic, P. e Tversky, A. (1982) Acórdão sob incerteza: heurística e vieses, New York: Cambridge University Press.
Kandel, ER (1976) Cellular base do comportamento: Uma introdução à neurobiologia comportamental. San Francisco: WH Freeman.
Kanwisher N e Wojciulik E. (2000) Visual atenção: Insights de imagiologia cerebral. Nature Neuroscience Revisão 1: 91-100.
Kintsch, W. (1974) A representação de significado na memória, Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Livingstone, MS e Hubel, DH (1988) Segregação de forma, cor, movimento e profundidade: anatomia, fisiologia e percepção. Science 240: 740-749.
Levelt, WJM (1989) Falando: A partir de Intenção de Articulação, Cambridge, MA: The MIT Press.
Logan, GD (2004) Os progressos nas teorias formais de atenção. Annual Review of Psychology 55: 207-234.
Lu, Z.-L., & Dosher, BA (1998) O ruído externo distingue mecanismos de atenção. Visão Research 38 :.
Lu, Z.-L., e Sperling, G. (1995) A arquitetura funcional da percepção do movimento visual humano, Vision Research 35 :.
Luce, DR (1959) O comportamento individual escolha; uma análise teórica, New York: Wiley.
Luce, RD e Raiffa, H. (1989) Jogos e decisões: introdução e pesquisa crítica. Nova Iorque: Publicações Dover
Marr, D. (1982) Vision. San Francisco: WH Freeman.
Massaro, DW (1998) Percebendo rostos falando: de percepção da fala a um princípio comportamental, Cambridge, MA: The MIT Press.
McClelland, JL e Rumelhart, DE (1981) Um modelo de ativação interativo dos efeitos do contexto em Carta Percepção: Parte 1, Psychological Review 88: 375-407.
Medlin, DL e Ross, BH (1992) A psicologia cognitiva. Fort Worth: Harcourt Brace Johanovich.
Medlin, DL (1989) Conceitos e estrutura conceitual. American Psychologist 44: 1469-1481.
Miller, GA (1956) O número mágico sete, mais ou menos dois. Psychological Review 63: 81-97.
Neisser, U (1967) A psicologia cognitiva. New York: Appleton-Century-Crofts.
Newell, A., e Simon, HA (1972) Problem Solving Human, Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.
Newell, A., Shaw, JC, e Simon, HA (1958) Elementos de uma Teoria do problema humano Solving. Psychological Review 23: 342-343.
Pashler, HE (1999) A psicologia de atenção, Cambridge, MA: MIT Press,
Pinker, S. (1994) O instinto da linguagem, New York: W. Morrow and Co.
Posner, MI (1980). Orientação da atenção. Quarterly Journal of Experimental Psychology 32: 3-25.
Posner, MI, Petersen, SE, Fox, PT e Raichle, RE (1988) Localização de operações cognitivas no cérebro humano, Ciência 240 :.
Reynolds, JH, Chelazzi, L., & Desimone, R. (1999). mecanismos competitivos subserve atenção em áreas de macaco V2 e V4. Journal of Neuroscience 19 :.
Rasgos, LJ, e Marcus, SL (1977). Suposições e a análise de sentenças condicionais. Em MA Apenas e PA Carpenter (Eds.), Processos cognitivos na compreensão. Hillsdale, NJ: Erlbaum.
Roediger III, HL (2002) Processamento de abordagens para a cognição: O impulso da estrutura de níveis de processamento. Memória 10: 319-332.
Russo, JE & Dosher, BA (1983) Estratégias para a escolha binária multiatributo. J Exp Aprendizagem Psicologia, Memory & Cognition 9: 676-696.
Sanjana, NE & Tenenbaum, JB (2003) modelos Bayesian de generalização indutiva. Avanços na Neurais informação Sistemas de Processamento 15: 59-66.
Schank, RC & Abelson, RP (1977) Scripts, planos, metas e compreensão: um inquérito sobre as estruturas do conhecimento humanos, Hillsdale, NJ: L. Erlbaum Associates.
Searle, JR (1990) é o cérebro um computador digital APA discurso presidencial.
Seidenberg, MS (1997) Aquisição da Linguagem e Uso: aprendendo e aplicando restrições probabilísticas. Ciência 275 :.
Shiffrin, RM, e Steyvers, M. (1997). Um modelo para a memória de reconhecimento: REM - recuperar efetivamente a partir da memória. Psychonomic Bulletin & Review 4: 145-166.
Skinner, BF (1950) são teorias da aprendizagem necessárias? Psychological Review 57: 193-216.
Sperling, G. (1960). A informação disponível em breves apresentações visuais. Psychological Monografias, 74 1-29.
Squire, LR, Zola, SM (1996) Estrutura e função dos sistemas de memória declarativa e não-declarativas. Proceedings of the National Academy of Sciences 93 :.
Thompson, RF (1986) A neurobiologia da aprendizagem e memória. Ciência 29: 941-947.
Thorne, J., Bratley, P. & Dewar, H. (1968) A análise sintática de Inglês pela máquina. Em Michie, D. (Ed), Máquina de Inteligência, New York: Americana Elsevier.
Tinklepaugh, OL (1928) Um estudo experimental de fatores representativos em macacos, Journal of Psychology Comparativo 8: 197-236.
Treisman, AM (1969) Estratégias e modelos de atenção seletiva. Psychological Review 76: 282-299.
Tulving, E. (1962). organização subjetiva em livre recall de palavras "independentes". Psychological Review 69: 344-354.
Tulving, E., Gordon Hayman, CA e MacDonald, CA (1991) de longa duração priming perceptual e aprendizagem semântica na amnésia , um experimento caso. Journal of Experimental Psychology 17: 595-617.
Ungerleider, LG e Mishkin, M. (1982) De DJ Ingle, MA Goodale, e RJW Mansfield (Eds.), Análise do comportamento visual. Cambridge, MA: MIT Press.
von Neumann, J. e Morgenstern, O. (1944) Teoria dos Jogos e Comportamento Econômico, Princeton, NJ: Princeton Univ. Pressione.
Wandell, B. (1995) Fundamentos da visão, Sunderland, MA: Sinauer Associates.
Watson, JB (1913) A psicologia como o behaviorista de TI, Psychological Review 20: 158-177.
Weichselgartner, E. e GLUS Sperling (1987) Dinâmica de atenção visual automática e controlada. Science 238: 778-780.
Wickelgren, WA (1974) Como resolver problemas. New York: WH Freeman.
Zhang, J. (1997) A natureza externos: Representações na resolução de problemas. A ciência cognitiva 21: 179-217.