Conversar sobre política com crianças

psicologa infantil em são paulo av paulista
Entrevista para jornal Estadão cedida pela psicóloga


psicologa patricia serraPatricia Serra Cypriano- Psicóloga CRP 06/65518
  Psicanálise.

Os pais devem conversar sobre política com seus filhos?


Os pais devem sim conversar sobre política com as crianças, afinal a política é parte constituinte do mundo no qual as crianças estão inseridas. Não é por ser complexa e polêmica que deve-se subestimar a compreensão da criança. E aí é o pulo do gato para conversar com a criança. Dependendo da fase em que está, de sua capacidade de abstrair conceitos ou compreendê-los de forma concreta é que deve-se encontrar uma linguagem acessível para a criança. Até uma certa idade o pensamento abstrato ou metafórico não está acessível para a criança, ela entende tudo literalmente. Tanto é que quando usa-se expressões do tipo vou quebrar um galho, a criança imagina a pessoa quebrando um galho e não dando um jeito para resolver determinada situação. Com isso a conversa sobre política com a criança deve usar de elementos que façam parte do seu imaginário naquela fase. Tipo: se conhecem contos de fadas usar da figura do rei ou da rainha para explicar o que é um presidente da República. Se é para explicar democracia usar algum fato que aconteceu na escola que os alunos da sala decidiram juntos. Ou seja, usar elementos da realidade dela para que ela consiga fazer alguma equivalência entre o que ouve e o que conhece. Se não será apenas a representação palavras de adultos sem correlação alguma com sua realidade. Não haverá pertencimento e nem constituição apenas repetição. Será um conceito de fora dela.

 Como evitar que o clima de ódio se espalhe para as crianças?

Como evitar que o clima de ódio se espalhe para as crianças seria não ter o ódio. Não há como evitar algo que já está escancarado, que tem sido divulgado maciçamente e que as famílias estão alimentando. O ideal seria não expressar opiniões tão inflamadas e tão carregadas de julgamentos. Mas isso tem acontecido por isso estamos vivenciando crianças expressando "opiniões" que sua pouca idade e vivência não contém ainda capacidade de reflexão tão complexa. O caso dessa semana da criança de 4 anos reflete a reprodução de uma ideologia de um adulto. E com extrema contradição, já que nossos valores de perpetuação da espécie nos reprimem para não matar ou machucar o outro. E nesse caso foi aplaudido e recompensado (a recompensa foi sua exposição social) o desejo da morte do outro. Queria só ver se o desenho fosse de uma irmãozinho mais novo, que tirou seu lugar de destaque e representou a morte desse irmãozinho, se iria ser alardeado como bom na internet. Mas como as figuras adultas, com quem essa criança convive, devem ter se expressado dessa maneira, a criança toma como natural matar a Dilma e o Lula. Então, será que isso não abre precedentes para essa criança entender que o matar, roubar e usurpar do outro, pode ser relativo. Se acho que me faz mal, o extermínio é o meu desejo? Além disso será que não contribui para agredir colegas cujos pais tem outra visão?

Os pais devem ter cuidado ao tratarem de política ou qualquer questão no qual estejam envolvidas ideologias?

Sem dúvida os pais devem ter cuidado ao tratarem de política ou qualquer questão no qual estejam envolvidas ideologias. A criança precisa de espaço para refletir, ligar pontos e a partir de suas vivências, concluir algo sobre aquilo. Se os pais reproduzem uma ideologia fechada, sem espaço para reflexão, com conceitos fechados, a criança reproduzirá essa ideologia, como foi mostrada ou imposta.

Como a escola deve tratar a política?



A escola deve tratar a política de maneira neutra. O papel da escola é transmitir conhecimento e ajudar na formação social da criança. Em momento algum a escola deve se posicionar ideologicamente. O que a escola pode fazer é propor debates sobre os desdobramentos, para a ajuda-los na reflexão e não apresentar ideias fechadas.



Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui




*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo