Fama na Infância

psicologa para psicoterapia infantil em são paulo prox av paulista Entrevista cedida pela psicóloga Marisa de Abreu Alves CRP 06/29493-5 para Revista Minha Novela

Fama na infância


Como a exposição  afeta a criança e influência na trajetória dela até a vida adulta



Como lidar com a educação da criança famosa

Mostrando sempre que a fama é um aspecto que não diz respeito sobre quem ela é, mas é um momento, que pode ou não ser passageiro, onde as pessoas a admiram pelo trabalho que ela faz que coincidentemente é algo de muita visibilidade.
Deve-se explicar que o fato de ser admirada pelos fãs não significa que ela tenha maior valor que outras pessoas. Também deve-se deixar claro que as pessoas glorificam quem é famoso indevidamente, e que na realidade merece reconhecimento aquele que realiza bons atos para com os outros.

Efeitos que a exposição podem ter na vida da criança

Se ela não for bem orientada pode imaginar-se melhor que as outras pessoas e com isso passar a ter uma serie de problemas de relacionamento. Pode ter dificuldade em aceitar outros trabalhos ou atividades onde não seja glorificada. Pode se tornar um adulto muito frustrado com a expectativa de ser sempre lembrado – mas sabemos que a fama dura muito pouco, logo que a pessoa termina seu trabalho ela já passa a ser um “ser humano normal”.

Esse tipo de trabalho (em novelas, shows, programas de televisão) podem ser prejudiciais para o desenvolvimento psicológico da criança?

Somente se não for bem acompanhada. Caso os pais sintam dificuldade em lidar com a situação devem procurar ajuda e orientação com um psicólogo especializado em atendimento infantil.

Vemos o caso de diversos atores que começaram jovens e acabaram “se perdendo” no caminho. Você acredita que a fama na infância tem a ver?

É possível que sim, mas também vemos caos de jovens se perdendo sem serem famosos. É possível que a descontinuidade da fama, ou o mal uso da admiração alheia - como entrar em relacionamentos sem profundidade apenas porque o fã está se oferecendo, pois  estar com um ídolo pode ser mais interessante, mas não saudável,  do que estar com um ser humano completo – pode romper o equilíbrio emocional do famoso e coloca-lo em quadros de depressão, uso de drogas, ansiedade, etc.

Seria recomendável acompanhamento psicológico para uma criança que está neste meio com pouca idade?

É recomendável a observação atenta dos pais, caso eles percebam que estão perdendo o controle e que a criança está saíndo da realidade ou está apresentado comportamentos prejudiciais então é aconselhável que procurem ajuda psicológica.



Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo