Viver só

psicologo para solidão na av paulista são paulo
Benefícios da interação social para saúde



1) Por que conversar faz bem a saúde?

Conversar pode fazer tanto bem como mal para o bem estar emocional, dependendo da qualidade da interação. De forma geral eu acredito que é possível melhorar a sensação de bem estar e de realização pessoal quando se consegue manter boas conversas no mais diversos niveis, ou seja, conseguir uma bate papo harmonioso tanto naquelas conversas rápidas do dia a dia como em conversas mais profundas sobre temas mais significativos para a pessoa.


2) Qual a importância da interação social para o ser humano?

Lembro do meu professor de sociologia da faculdade que iniciou a 1ª aula com uma frase dita de forma muito enfática: "O homem é um ser social". Ao longo do tempo vou percebendo cada vez mais a importância e significado desta frase. Lendo um pouco sobre evolução vemos que alguns autores mencionam a vantagem evolutiva das pessoas que conseguiram viver em grupo e colaboração.
Creio que desde os primórdios  dos tempos houve melhor qualidade de vida para aqueles que conseguiram se unir, comunicar e interagir com leveza.

3) A comunicação e interação social podem evitar e combater doenças?

Sabemos que uma mente sadia pode colaborar para a saúde física, tanto em aspectos indiretos como por exemplo uma pessoa depressiva pode ter maior resistência em procurar ajuda médica para um simples resfriado, e sem cuidados adequados este resfriado pode debilitar o organismo e levar a quadros mais graves, quando uma pessoa com bons relacionamentos pode obter ajuda mesmo sem precisar declarar de forma muito ostensiva a necessidade de ajuda para, no caso deste exemplo, leva-la ao médico. 


4) Fale da importância da comunicação ou interação na terceira idade?

NA terceira idade as pessoas podem ficar mais frágeis tanto física como psicologicamente. Podem necessitar de mais tempo com pessoas por perto pois os afazeres do dia a dia podem ter sido assumidos por outras pessoas que a ajudam nesta fase da vida, e assim com o maior tempo livre pode haver maior necessidade de conversar, lembrar, contar o que sente, etc. 
Quanto mais um idoso pensa, lembra de eventos passados, memoriza compromissos ou tarefas, ou seja, usa sua mente, mais estará  exercitando suas cognições e melhorando sua qualidade de vida. 








Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo