Crianças hiperativas em casa

psicologo para tdah hiperatividade  na av paulista
Entrevista cedida à Rede Proimobili – Jornalista Dalila


Crianças hiperativas que passam a maior parte do tempo em casa - por falta de opção ou disponibilidade para levá-la para passear ou estudar.

-Como elevar a autoestima dessa criança?
Crianças hiperativas impedidas de darem vazão ás suas necessidades de movimento e curiosidade poderão tender a acreditar que são inadequadas pois lhe está sendo solicitado uma postura que pode ser muito difícil de cumprir. A auto estima pode ser rebaixada  quando houver falta de oportunidade de auto expressão.
Para contornar esta situação os pais ou cuidadores podem ter alguns caminhos na tentativa de faze-los entender que o fato dela ter de ficar em casa não se refere a castigo nem a nada que ela tenha feito, mas uma questão de necessidade, por seus pais precisarem trabalhar (ou devido a alguma condição de saúde ou outra situação) de oferecer mais tempo em atividades externas.

-Quais são as dicas principais para que a família possa ajudá-la, ainda que seja dentro de casa?
Cada criança terá sua necessidade, mesmo que o quadro de hiperatividade seja o mesmo cada criança reage de forma diferente, um psicólogo poderá avaliar esta criança e prescrever condutas que podem englobar o bom  aproveitamesto de  todas as oportunidades de atividades internas.  Mostrar que a vida pode ser bem interessante em atividades mais tranqüilas como a leitura, trabalho manuais e brincadeiras que possam ser realizadas dentro de casa. É importante que os pais demonstrem que o período que dispõem para estarem com as crianças é um momento prazeroso, mesmo que em pequena quantidade.

-Quais seriam as atividades mais recomendadas para sugerir na hora da brincadeira?
As crianças precisam ser desafiadas, mas devemos observar o nível ótimo de desafio, é recomendado que não seja  difícil demais que a faça se sentir incompetente nem fácil demais que a desestimule. Atividades como quebra cabeça, brinquedos de montar são excelentes estimulantes intelectuais. Um pouco de jogos no computador também será positivo, contanto que a dose seja muito bem equilibrada.

-E na hora da concentração, da alimentação, de dormir, como acalmá-la sem maiores problemas?
A criança hiperativa pode e precisa ser treinada. O hiperativo tem um cérebro que funciona sem “freio”, esta "velocidade mental" é que define a hiperatividade. O psicólogo poderá avaliar e identificar qual a necessidade de cada criança, e ensinar estratégias de organização como por exemplo ensinar a criança a usar a “auto instrução”. Ou seja aprender a dizer para si mesmo - no inicio em voz alta e com o tempo ela internaliza esta conversa – qual atividade irá realizar e como fará. Por exemplo: “agora vou sentar à mesa e vou me focar apenas em meu prato de comida, vou comer com calma pois este tempo está reservado apenas para isso”.

-Quando a criança fica agressiva ou sem paciência, como a família deve agir para controlar a situação?
Muitas vezes é possível que os pais sejam convidados pelo psicólogos para que recebam algumas instruções que serão adequadas a cada caso e necessidade, pois para algumas crianças pode ser necessário a frimeza na voz, outras crianças, ou outras situações pode, precisar de mais carinho e acolhimento por exemplo.

-Quais são as consequências na vida e saúde dessas crianças?
As maiores conseqüências da hiperatividade pode ser a ansiedade e impulsos descontrolados. Por isso é que é muito importante que os pais sejam orientados por profissionais capacitados.







Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo