Bullying nas Universidades

psicologo para tratar bullying na av paulista e centro de são paulo
Entrevista cedida pela psicóloga Margarida Luzia dos Santos Antunes Chagas CRP 06/83646 a Fabrício Fernando Bomfim Jornalista 


Circuito FEI é um veículo de comunicação impresso e que circula entre os nossos alunos de graduação e muitas vezes distribuídos para alunos do ensino médio em feiras de vestibular.
Entre as editorias do jornal temos uma de Comportamento, onde abordamos vários assuntos referente ao tema da editoria. Nesta edição estamos trabalhando o Bullying.
Embora a FEI seja uma Universidade, e onde o nível de maturidade do público já é um pouco avançado em relação os jovens adolescentes do Ensino Médio, acreditamos que ainda sim é possível que exista a prática do Bullying não só nesta Instituição mas em muitas Universidades.

Entrevista

1-) O Bullying ocorre necessariamente entre adolescentes do ensino fundamental e médio?

Não. O Bullyng pode acontecer na Universidade, nas organizações de trabalho, ou em qualquer ambiente que exista um grupo de pessoas reunidas para determinado fim.

2-) De que forma o Bullying se caracteriza em uma Universidade?

A criança que age de forma agressiva (física ou psicológica) com outra criança ou grupo, se não tratada, invariavelmente vai repetir estes comportamentos na fase adulta. Ou seja, o fator intolerância se torna parte da estrutura cognitiva do indivíduo.
 Na Universidade o Bullyng se apresenta de forma "menos infantil",  com características aparentemente mais sutis, mas ,não menos violenta para quem é vítima desta situação.
Pode ocorrer, inclusive, de o professor ser o responsável por tal situação, ou mesmo, grupo de jovens com determinada intolerância por raça, crença e orientação sexual.

3-) Quais as consequências que esta prática pode trazer a vítima?

A vítima pode ter uma diminuição no rendimento de aprendizado,  queda da auto-estima,  pânico,  depressão, desenvolver fobia social e apresentar dificuldade nos relacionamentos interpessoais. Além disso,em alguns casos, determinados indivíduos podem desenvolver transtornos mais sérios de personalidade e, além de atentar contra sua própria vida podem  ter comportamentos altamente destrutivos com o outro.

4-) É possível identificar uma pessoa que esteja sofrendo com o Bullying em uma universidade? Quais os sinais?

Sim, por exemplo, um aluno participativo que no decorrer do ano letivo começa a apresentar, sem motivo aparente, comportamentos de esquiva e medo de situações em grupo.
É importante, inclusive, estar atento a qualquer mudança de comportamento dos alunos. O papel da educação deve superar o ambito da teoria e prática.

5-) Quais são as medidas de prevenção que uma universidade pode tomar para evitar esta prática no campi?

Sendo fonte de informação e, principalmente, servindo como referência de respeito e tolerância as diferenças étnicas, culturais e sociais.
 Além disso, é claro, tomar as devidas providências quando um caso de bullyng acontecer no campi, não agindo como muitas agem, tornam-se nigligêntes por não saber como intervir. Um profissional qualificado pode treinar adequadamente uma equipe responsável para atuar em qualquer instituição.







Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo