Terapia para Ansiedade

Cada psicólogo tem possibilidade de escolher uma ou mais abordagens teóricas para tratar a ansiedade, assim há possibilidades de aplicar o que considera melhor para aquela pessoa, naquele momento. 

Hoje falo um pouco da TCC, Terapia Cognitiva Comportamental. Eis algumas opções do trabalho desta abordagem:

Explanação: O psicólogo pode explicar um pouco sobre o modelo cognitivo da ansiedade e a importância em identificar os gatilhos das respostas de ansiedade. 

Descatastrofização: É a formulação de pensamentos e crenças alternativas para as cognições associadas à ansiedade. 

Exame de evidencias e probabilidades dos eventos: O psicólogo ajuda a reavaliar o que há de concreto nos pensamentos ansiogênicos. 

Designar um tempo para preocupar-se: Muitas vezes a orientação do psicólogo para que a pessoa delimite um período específico para preocupar-se pode ajudar na redução da ansiedade nos demais momento do dia, e assim oferece uma informação sobre a capacidade desta pessoa em reduzir a ansiedade.

Distração: Às vezes o psicólogo pode propor atividades que tenham a finalidade de distrair a pessoa de sua ansiedade original.
 
Aceitação da incerteza: Existe alguma coisa sobre a qual você tenha certeza absoluta? Muitas vezes o psicólogo percebe que o que esta pessoa precisa seria aceitar que nada é garantido e que podemos conviver com as incertezas. E para isso algumas perguntas podem ser feitas como por exemplo: Como voce vê o fato de tolerar a incerteza em outra área da sua vida? Você está acreditando que por ser incerta essa situação terá um resultado ruim?

Desenvolver imagens e narrativas positivas: Algumas vezes o psicólogo pode ajudar seu paciente a elaborar imagens internas positivas para que possa perceber o quanto podem ser tão possíveis e prováveis quanto seus pensamentos ansiosos originais.
Transformar a preocupação vaga em previsão específica: Muitas vezes a ansiedade se baseia em pensamentos vagos que não se baseiam em possibilidades reais. 
Revisar o manejo de eventos negativos passados, ver como ele já foi bem sucedido: Ao rever o quanto uma pessoa já foi bem sucedida em resolver situações negativas pode ajudar a perceber que possue uma capacidade que não estava sendo percebida.








Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo