Superando Vulnerabilidades

Uma pessoa se torna vulnerável quando tomado por certas fraquezas que podem causar dificuldades emocionais.


As vulnerabilidades podem ser:

- Frustração

- Pressa

- Solidão

- Tédio

- Sobrecarga de trabalho

- Ansiedade

- Depressão

- Raiva

- Preconceitos

- Perfeccionismo

- Necessidade de aprovação

- Negativismo

- Etc


Considero as vulnerabilidades como parte da vida, ou seja pode ser muito difícil que alguém passe por toda uma vida sem se deparar com dificuldades pessoais, mas acredito que na possibilidade de olharmos de perto cada uma delas e trabalharmos nossas capacidades de superação.

Talvez um ponto que possa ser delicado seria a identificação da vulnerabilidade.  Algumas vezes passamos toda uma vida considerando "normal" algo que causa sofrimento e desconforto. Por exemplo, é possível que uma pessoa se considere muito caprichoso e não perceba  que passar tanto tempo limpando a casa, a ponto de perder reuniões e amizades, possa ser algo prejudicial. Ou uma pessoa pode não perceber que perde oportunidades de promoção ou empregos melhores por não conseguir se expressar diante de seus superiores e reuniões de trabalho. 


Depois de identificado vejo que o próximo passo seria tanto acreditar na possibilidade de mudança como em se dar o direito em investir algum tempo e dinheiro no trabalho desta superação. 

E por fim, manter-se firme e atento ao trabalho que está realizando. Digo isso pois vejo a psicoterapia como um processo que requer tanto o trabalho do psicólogo como de seu paciente. O psicólogo pode ser um facilitador que de alguma forma pode mexer com conceitos arraigados, conceitos estes que podem resistir à mudanças  e por isso pode causar algum desconforto inicial, mas acredito no quanto pode valer a pena tal movimentação. 







Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo