Sensibilidade a flor da pele

Ser sensível significa que você tem uma percepção mais apurada das coisas, sente com mais intensidade as alegrias e tristezas. Mas quando esta sensibilidade chega a níveis prejudiciais podemos pensar na possibilidade de Personalidade Borderline.

As características principais são:

- Instabilidade extrema nos relacionamentos.
- Emoções vividas sempre de forma a causar muito sofrimento, mesmo em situações que qualquer pessoa tiraria de letra.
- Faz loucuras para evitar ser abandonado, mesmo que este abandono seja apenas imaginado, ou seja, ninguém quer deixá-lo mas ainda assim ele acredita que querem deixá-lo e se comporta de forma a provocar que a outra pessoa não queira mais conviver com ele.
- Tem momentos que idealiza as pessoas, as considera o máximo mas no momento seguinte já desvaloriza totalmente esta mesma pessoa. Pode idealizar potenciais cuidadores ou amantes já no primeiro ou no segundo encontro, exigir que passem muito tempo juntos e compartilhar detalhes extremamente íntimos na fase inicial de um relacionamento. Pode haver, entretanto, uma rápida passagem da idealização para a desvalorização, por achar que a outra pessoa não se importa o suficiente, não dá o bastante, não está "ali" o suficiente. 
- Dificuldade com sua própria identidade.
- Impulsiva em alguns comportamentos como por exemplo gasta além do necessário, sexo desenfreado, uso e abuso de álcool ou drogas, comer compulsivamente ou dirige perigosamente.
- Ameaça ou tenta suicídio ou auto mutilação. Corta sua própria pele com facas ou estilete.
- É muito reativo, ou seja fica desproporcionalmente irritado com as pessoas ou eufórico com pouca coisa. Estes estados duram apenas algumas horas.
- Sente um vazio muito forte.
- Raiva inadequada das pessoas que não causaram danos e, dificuldade em controlar esta raiva. Chega a agredir fisicamente quando contrariado.
- Sente-se perseguido. 

 
 A psicoterapia pode ajudar a equilibrar estes estados alterados de humor e a sensibilidade exagerada, através do auto conhecimento e aprendizado do auto controle. 



Fonte: Terapia Cognitiva dos Transtornos da Personalidade Aarom Beck, Arthur Freeman, Denise D. Davis e colaboradores




 Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo