Pedir aumento ao chefe

Este pode ser um momento de grande estresse. Colocar-se diante do chefe para solicitar maior remuneração pode gerar ansiedade devido ao que imaginamos que viria a seguir. Caso acreditemos que o chefe estaria muito receptivo a este pedido nós também estaríamos tranquilos, mas caso imaginemos que o chefe poderia questionar o porque desta solicitação, poderia argumentar que não somos funcionários produtivos a ponto de merecer maior remuneração a ansiedade poderia subir bastante. 


É comum imaginarmos o que faríamos com mais dinheiro. Quem nunca fez planos mentais para o premio da loteria que nem sequer apostamos?

Temos dois caminhos para ter uma sobra de dinheiro: gastar menos ou ganhar mais. Vamos tratar das possibilidades de ganhar mais sem mudar de emprego, sem trabalhar em dois locais e turnos diferentes, etc. Como seria pedir aumento ao chefe?

Considero interessante colocar-se no lugar do chefe e imaginar o que ele poderia levar em consideração para aceitar tal pedido? Imagino como ele reagiria quando alguém diz que precisa de mais dinheiro porque surgiu determinado problema, seu parente está doente, sua sogra está prestes a morar em sua casa, etc. Imagino o quanto a empresa coloca na balança os probemas pessoais dos funcionários e o quanto estes funcionários oferecem de retorno aos salário recebido. Não seria interessante mostrar que você é um bom investimento? Dar aumento a você poderia ser um investimento que dará retorno à esta empresa através da sua produção, de suas idéias, inovações, rapidez, capricho, ou o que for que você tenha a oferecer. 
Acredito na importancia em pensarmos qual será sua colaboração? Ou qual colaboração você já ofereceu à empresa e só falta ser reconhecido.

Vejo que o curriculo, quando uma pessoa inicia o trabalho na empresa,  foi o ponto mais forte para que o contratassem. Você precisou mostrar que sabia fazer, ou tinha potencial para aprender a fazer o que seria necessário. Mas quando as pessoas saem das empresas o ponto determinante é, na maioria das vezes, o comportamento dessa pessoa. 

Portanto na hora de solicitar aumento pode ser interessante demonstrar que você é um grande colaborador desta empresa.


Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo