Estão mentindo para mim?

Será que estão mentindo para mim?
Alguém que está contratando um funcionário pode querer saber se tudo isso que o candidato está falando é verdade.
O candidato a uma vaga também poderia querer saber se toda essa possibilidade de carreira que estão apontando é verdade.
Quando num relacionamento amoroso, pode-se querer saber onde esta pessoa esteve naqueles dias nos quais ficaram sem contato.
Ao comprar um carro usado, pode ser interessante saber o estado real deste carro.

Enfim, ao se relacionar com pessoas a níveis sociais, profissionais, amorosos é possível que bata a curiosidade de saber se, e quando, estão mentindo
Nada é 100% mas autores que dão algumas informações.

Como um mentiroso se comporta:
- Postura encolhida, ombros curvados, tronco curvado – a mentira causa tensão.
- Desvio do olhar. Caso a pessoa sinta vergonha não olhará diretamente para você. Mas caso ela quer passar impressão de credibilidade não desviará o olhar.
- Esconder o rosto, cobrir a boca, coçar o nariz ao falar demonstra ansiedade provocada pela mentira.
- Aumento de movimentos – devido ao medo de ser descoberta há uma descarga de adrenalina. Mas o mentiroso “cara de pau”  sabe disso e tentará conter os movimentos e assim se movimentará muito menos. De toda forma há alteração na quantidade de movimentos.
- Pouca ênfase no que diz, menos expressividade.
- Evita falar de detalhes e nomes de pessoas.
- Deixa que a outra pessoa tire conclusões apressadas, e não as corrige. Depois diz que não mentiu, mas foi o outro que não entendeu. 


Mas eu considero que a questão principal seria nossa necessidade em saber se o outro mente. Será que não seria o caso de avaliamos nossas inseguranças? De nos percebermos como pessoas que desconfiam dos sentimentos dos outros, mas porque? Será que este questionamento não seria o mais enriquecedor?


Para problemas em se relacionar de forma tranquila com alguém procure um psicólogo, ele pode lhe ajudar a procurar relacionamentos saudáveis. 






*O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo
 Marisa de Abreu Alves- CRP 06/29493-5 - Psicóloga