Procrastinação

Procrastinação, procrastinar, postergar, deixar para depois, empurrar com a barriga, adiar, espaçar, delongar...

Não quero mais deixar tudo para depois, quero fazer as coisas na hora que devem ser feitas, mas não consigo.”

É possível que a pessoa que procrastina tenha tido prejuízos pessoais ou até mesmo financeiros por não conseguir colocar seus deveres em dia. São professores que rebaixam a nota por não cumprimento de prazo nos trabalhos, chefe que dá bronca, amigo que se indispõe, clientes perdidos por não conseguir entregar ou realizar o que deve dentro do prazo

Acredito que mesmo que não haja ninguém punindo o procrastinados é possível que a própria pessoa possa não ficar feliz consigo mesma pois percebe a perda de tempo em desejar realizar coisas que nunca são colocadas em prática.  

Prejuízos possíveis ao procrastinar


Profissionais: Já vi muitos clientes procurando outro profissional simplesmente porque o primeiro não retornava as ligações em tempo. Passa a impressão de não “querer” trabalhar, pois é importante para as pessoas que se relacionam profissionalmente a sensação de que o profissional QUER prestar aquele serviço. 

Sociais: Se você está sempre deixando para depois e não telefona para seus amigos, não compra aquele item que o colega solicitou, não convida pessoas à sua casa pois ainda não arrumou aquela parede, você está passando a impressão de deixar as pessoas de lado e “quem não é visto não é lembrado”. 

Estudo: Deixar para estudar um dia antes da prova pode até te habilitar para aquela prova, mas torça para que não seja adiada, pois tudo o que você estuda em cima da hora pode se perder da memória depois de pouco tempo, mas se for estudando dia a dia perceberá que a informação se torna sólida e você poderá usar a informação anos depois quando estiver no mercado de trabalho e precisar aplicar o que aprendeu. 


Familiares: Família costuma contar com os parentes, seja nas horas tristes como nas comemorações. O que torna um grupo unido, além do amor, é a demonstração deste amor e uma das formas de mostrar que o outro é importante seria estar presente em atos, palavras ou até mesmo sua presença física, mas para isto funcionar é importante que você ajude ou comemore na hora em que as coisas estão ocorrendo, pois depois que passa-se um certo tempo aquele momento especial pode ter passado. 

Vantagens de não ser um procrastinador

Quanto mais rapidamente você tira da frente uma tarefa menos chance de ruminar o problema e mais rápido (e conseqüentemente por mais tempo) desfruta da sensação de “missão cumprida”. Mais tempo tem para outras coisas, e até inicia outras atividades possibilitando o desenvolvimento da sensação de ser uma pessoa competente.

Porque as pessoas procrastinam

Alguns possíveis motivos:
Não sabe o que fazer –  Não tem conhecimento suficiente, ou pensa que não tem.
Perfeccionista – Não faz porque não será perfeito
Medo – de que não dê certo, de ser recriminado, medo da responsabilidade.  
Sensação generalizada de incompetênciaSente-se incapaz, independente de realmente o ser.
Desamparo – Crê que não será eficiente ou que não terá resultado satisfatório.
Busca da recompensa imediata – Não aceita o esforço da tarefa, se permite ser seduzido por  algo que exige menos. Não se compromete em investir seu esforço agora para ter algo muito satisfatório depois.
Não foi devidamente apoiado e educado para ser eficiente – Não lhe ensinaram a ser ágil.
Tem outra coisa mais divertida para fazer agora – será que tem mesmo ou tudo parece mais interessante quando há algo de maior responsabilidade para ser feito agora?
Bateu preguiça – Você optou, escolheu deliberadamente não realizar a tarefa agora..

Deixando de procrastinar

O primeiro passo poderia ser a análise e entendimento de cada caso quanto à origem da procrastinação desta pessoa em particular, pois este entendimento daria os parâmetros de trabalho para o psicólogo aplicar suas técnicas.





Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo