Medo do espelho


Existe uma lista enorme, e muito curiosa,  de medos.
Alguns mais conhecidos como: Claustrofobia – Medo de lugares fechados, agorafobia – medo de lugares abertos, medo de aranha, medo de assalto, medo do abandono e da rejeição, etc. 

Imagino que seja possível ter medo de exatamente tudo que existe no mundo. Alguns medos são bastante comuns, como o medo de altura, de lugares fechados por exemplo, pois remetem  diretamente ao nosso instinto de preservação.

Quanto ao medo de espelhos, que recebe o “simpático” nome Eisoptrofobia, se refere ao medo de encontrar algo na imagem do espelho que seria assustador demais para ser suportado.

A reação típica de qualquer medo é a esquiva, ou seja a evitação ou fuga de toda e qualquer aproximação, imagem ou até mesmo lembrança do objeto temido. Sendo assim a pessoa com medo de espelhos teria a tendência a cobrir espelhos a fim de evitar olhá-los.

O ponto mais interessante do medo de espelho é que ele representa possibilidades infinitas de imagens assustadoras, pois o espelho não impõe nenhuma imagem, apenas reflete o que existe. Certo? Errado! Porque  nossa  capacidade de imaginar consegue “ver” o que não existe, e o espelho funciona como um facilitador para que as imagens criadas internamente sejam concretizadas.

O espelho pode ser um catalizador de nossas fantasias. Usamos o espelho para uma percepção de realidade para o que não é real.

As pessoas visualizam através do espelho todo seu repertório de medos. Sendo assim, uma pessoa que tenha um medo desproporcional de engordar poderá ter muito medo do espelho porque ele “refletirá” um corpo assustador, ou seja, gordo. Mesmo que na realidade esta pessoa tenha um corpo ótimo. Em psicologia se chama “transtorno dismórfico corporal”.  

Pessoas que ouviram estórias assustadoras a respeito de pessoas que já morreram e voltaram para “assombrar” poderá ter medo de ver a imagem destas pessoas no espelho.

A simbologia do espelho inclui toda uma representação da transparência da alma. Dizem que os espelhos não mentem. Ok, acredito nisso, mas o que também acredito é que  as percepções podem ser distorcidas perante os olhos de quem vê o espelho 

Como a pessoa pode superar essa fobia?

Há vários caminhos para se trabalhar o medo do espelho:
- Identificando a origem do medo. Analisando as vivências traumáticas e trabalhando no sentido de resignificar cada uma delas.
- Enfrentado diretamente o espelho, pode ser feito através de métodos de aproximação sucessivas.
- Trabalhando as reações despropocionais através da Dessensibilização sistemática – realizada juntamente com o psicólogo.
- Etc.


Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo