Solidão e Timidez

Uma pessoa muito tímida pode acabar se sentindo muito  sozinha algumas vezes. A timidez pode ser um empecilho para o desenvolvimento de relacionamentos satisfatórios, pois apesar da vontade em estar com pessoas, participar de grupos e conversar espontaneamente o tímido pode ter dificuldade em reduzir a auto-observação que prende seu olhar para si mesmo de forma a não perceber o momento adequado para iniciar conversar. 

Para vencermos a solidão precisamos tanto desenvolver a habilidade em estarmos bem conosco mesmo como a habilidade em estarmos junto com pessoas que possam nos ajudar a crescer com a troca de informações ou apenas fornecer companhia. 

O tímido costuma sentir receio da avaliação que podem estar fazendo a seu respeito, e o medo desta avaliação pode afasta-lo de qualquer possibilidade de ser avaliado e assim de qualquer contato interpessoal. 

Neste momento convido você a pensar junto comigo: será que as pessoas realizam avaliações  sobre quem estiver ao seu redor todo o tempo? E se assim o fazem qual seria o aspecto realmente terrível? Será que em todas avaliações há apenas reprovações, ou haveria a possibilidade de sermos admirados?

Vejo que em pessoas tímidas há mais possibilidade de concluir que as pessoas os avaliam negativamente e que esta avaliação é insuportável, sendo que seria preferível não ter tanto contato ou intimidade com as pessoas a ter que lidar com reprovações. 

Para outras pessoas mesmo que imaginem que estejam sendo admirados, o simples fato de ser visto pode ser insuportável, e para isto evita participar de grupos, fazer comentários, contar suas histórias, etc. 

A solidão pode ser dolorida. Não se será dolorida quando ocorre por desejo próprio  ou quando é bem elaborada e resolvida, mas quando não é desejada e quando falta recursos ou técnicas para sair desta situação poderá ser difícil vivenciar a experiência



A psicoterapia pode ser uma opção para quem deseja trabalhar sua capacidade de sair da solidão e vencer a timidez.








Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo