Uma psicóloga que também é Doula

O que é Doula?

Doula é uma acompanhante especializada em parto, que tem como principal objetivo a assistência física e emocional da gestante. A Doula atua em partos domiciliares e hospitalares e está preparada para acompanhar a mulher durante a gestação, parto e pós-parto. Os resultados deste apoio apontam para uma redução de intervenções obstétricas bem como facilitam o vínculo entre mãe e bebê. A doula não realiza qualquer procedimento técnico, então não pode substituir os profissionais envolvidos na assistência ao parto (obstetriz, pediatra, obstetra, etc.)

Gestação

Durante a gestação o principal papel da doula é informativo. Ela escuta as expectativas da mulher para o seu parto e a orienta sobre as suas opções para que ela faça a melhor escolha para ela, respeitando as suas condições emocionais, físicas e a realidade obstétrica de sua região. A doula também explica a fisiologia do parto, ensina as fases do trabalho de parto, relata o que a mulher e a família devem esperar para este momento e como eles podem se preparar para a chegada do bebê. 
Parto: A doula será uma facilitadora durante todo este processo, oferecendo suporte emocional, encorajamento, tranqüilidade, carinho, amor, apoio e conforto, auxiliando no manejo da dor através de massagens, relaxamentos, banhos, sugestão de posições e movimentações que auxiliem o progresso do trabalho de parto. A doula ajuda a proporcionar um ambiente acolhedor além de ajudar na comunicação entre a mulher e as pessoas presentes durante o parto. A doula também atua no caso de cesárea.

Pós-parto

A doula pode auxiliar a mãe na construção de vínculo com o recém-nascido, rotina da casa e do bebê e com a amamentação.
Quando contratar uma doula? Não existe momento certo para procurar uma doula. Muitas mulheres procuram antes mesmo de engravidar, para estar ciente de suas opções. Mas a partir de 20 semanas, sendo vontade e possibilidade do casal, é um bom tempo.
Como escolher minha doula? Lembre-se que a doula estará com você durante um momento muito importante e que você estará totalmente imersa no trabalho de parto, não vai conseguir prestar atenção em nada mais além do seu bebê e do encontro de vocês. Escolha baseada em empatia, no quanto você se sente bem com aquela pessoa e o quanto se sentiria tranqüilo com aquela presença.



Lívia Marcella Raineri Braga
Psicóloga  CRP 06/102033
Frei Caneca, 33 

Próx ao centro
Metrô Mackenzie   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: