Desconstruindo certezas



Você tem certeza?


Desconstruindo certezas
Muito do sofrimento humano vem de certezas que nem sempre se provam verdadeiras. Uma pessoa com depressão tem certeza que a vida é horrível, uma pessoa com pânico tem certeza que vai morrer, uma pessoa com toc tem certeza que se não cumprir seu ritual algo muito terrível vai acontecer, uma pessoa com certeza de ser ignorada se isola.   

Uma boa parte do trabalho da psicoterapia pode ser a desconstrução destas certezas. 

A insegurança que pode fazer bem – o benefício da duvida

Uma das coisas mais procuradas pelo ser humano é “a verdade”, ou seja, certezas. E quando alguém fala que nada é definitivo, que tudo pode mudar, mesmo que mude apenas o conhecimento que temos das coisas, as pessoas podem ficar desconfortáveis. Mas ao entender o quanto pode ser interessante e rico considerar mais possibilidades as coisas mudam.
“Inteligente é aquele que fala o que você pensa”
Por isso vemos tantas pessoas demonizando aquele que pensa diferente, ou se isolando em bolhas sociais, onde só convive, lê, e troca ideias com pessoas que já pensam o mesmo que ele.

Impor a sua verdade x insegurança

Uma vez eu contei a uma pessoa que levei minha filha no medico, com o sintoma x e recebeu o remédio y, e esta pessoa falou com absoluta certeza que o diagnóstico do médico estava errado. Ela tinha tanta certeza que eu fiquei desconcertada em argumentar: “você não é médico, nem tem conhecimentos nesta área, minha filha foi vista por dois médicos, que concordaram com o diagnóstico, estes médicos viram e examinaram minha filha e você obteve a descrição de uma leiga, eu. Portanto não tem como você ter tanta certeza da sua opinião. ”
Esta pessoa tinha tanta necessidade de ter certeza, e neste caso razão, que fiquei pensando em sua insegurança interna que talvez estivesse sendo compensada com impor suas certezas para os outros.

Pensamento científico

Desconcerta um grande número de pessoas, pois a ciência se opõe a crença no sentido de que só tem certeza a partir do momento que as hipóteses foram comprovadas e as variáveis controladas. E ainda assim sempre está aberta a novas evidencias.

Diferença entre opinião e argumentação

Argumentos sustentam a ideia ou a opinião. Pode existir opinião sem argumento, por exemplo “eu acho que a lua é feita de queijo”, mas qual o argumento para isto? Da mesma forma opiniões, sem fundamentação, sobre pessoas podem impedir relacionamentos como: “olha o cabelo daquela pessoa, deve ser um vagabundo”.  Qual informação confiável ela teve?
Discutir não e brigar e nem disputar x Mudando de ideia
Trata-se de apresentar ideias, talvez embasadas em fatos e argumentos. Caso a outra parte ofereça argumentos que demonstre que ser verdadeiro o oponente pode mudar de ideia. Mas algumas vezes o medo de ser considerado fraco por ter mudado de ideia e a vontade ser considerado mais forte que o outro faz com que nenhuma parte ouça realmente o que está sendo colocado.

Boatos – Informações vagas que podem acabar virando certezas erradas

Certezas formadas através de informações fora de contexto. Mudar atitude diante de uma pessoa porque falaram algo que voce nem acredita mas para não ficar mal falada por estar do lado da pessoa também se afasta, formando assim uma certeza errada.

Porque notícias falsas geram tanto interesse

“Radiação solar vai queimar todos seus aparelhos elétricos e eletrônicos esta noite, tire tudo da tomada”. “Amanha o whatsapp passará a ser cobrado se você não enviar esta mensagem a todos os seus contatos”.
O fantástico, espetacular sempre chama a atenção. “Gruda” na atenção. Esta carga de “adrenalina” gera emoções com a sensação de certezas.

Certeza X necessidade de controle

Algumas vezes as pessoas precisam “certezas” devido a necessidade em controlar seu ambiente, como se isso fosse possível. Por exemplo: Só vou sair com tal pessoa se souber o que ela pensa de mim. Só frequento um único restaurante porque sei que este é confiável. Só converso som a pessoa x porque sei o que ela pensa. Só vou a festa porque sei quem estará lá. 



Sentiu alguma limitação de vida?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: