"Viciado" O que significa? - Com vídeo





Viciado em que?

O sistema de recompensa é um mecanismo no qual o cérebro detecta sensações de prazer, por exemplo: Sexo, bebidas, drogas, comida, poder, imponência, reconhecimento alheio, superação e vitória, etc.
Estes estudos têm como finalidade combater os vícios e dependências químicas que são na prática, vinculadas ao prazer.
O prazer sentido pelo cérebro dura poucos segundos e isso faz com que a pessoa sempre busque novamente novo prazer, através de: alimentos, drogas, sexo e bebidas alcoolicas, jogos, celular, facebook, falar de politica, etc.
Todas as drogas que conhecemos hoje estimulam o sistema de recompensa e estão na lista também os hambúrgueres, salgados, doces, pizzas, etc.
Em 1954,o psicólogo americano James Olds, ao realizar experiências em um rato colocou, por engano os eletrodos em uma área do cérebro tida como responsável pelas reações emocionais.
Os eletródos estavam conectados, através de arames, a uma alavanca que permitia, ao animal já devidamente treinado, acioná-la, sempre que desejasse.
E, então, Olds verificou que o roedor passou a acionar o dispositivo freneticamente, como se, da estimulação cerebral resultante, lhe adviesse uma imensa satisfação.
Repetindo a experiência com outros ratos, idênticos resultados foram obtidos, sendo que alguns chegavam a acionar a alavanca 4 a 5 mil vezes em uma hora.
E o prazer que obtinham devia ser de uma tal intensidade, que nem a fome nem estímulos dolorosos conseguiam interromper o processo. Eles somente paravam de se auto estimular quando vencidos pela exaustão.
Olds havia descoberto as áreas cerebrais responsaveis pela sensação de recompensa!


 

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493






Informações e valores com psicoterapeuta Aqui

Escolha seu psicólogo Aqui

Agende sua consulta com psicólogo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: