Terapia por quanto tempo? - Com vídeo





Psicoterapia por quanto tempo?


Acredito que em todas as profissões o psicólogo seja o que mais ouve esta pergunta.Ex: Medico,  Engenheiro

Esta pergunta talvez ocorra para que a pessoa possa se programar financeiramente ou o seu tempo, ou pela ansiedade em resolver o problema.

Abordagens analíticas costumam trabalhar de forma mais profunda e abrangente. Abordagens comportamentais ou cognitivas comportamentais costumam trabalhar de forma mais foca em metas específicas – quando possível.

Quando o paciente escolhe a técnica. Exemplo: “Dr Eu que que o Sr me opere usando a vídeolaparoscopia, ok?” Ok, mas ele usará se for adequado ao seu caso e necessidade. O mesmo na psicoterapia. Normalmente o psicólogo não fica engessado em uma única técnica tentando encaixar todo paciente nesta mesma técnica, ele usa todo o seu conhecimento para atender e ajudar esta pessoa. 


Terapia breve – focal , metas terapêuticas especificas.

Limite de tempo – alguns psicólogos trabalham com limite de tempo, ou seja, já colocam antecipadamente o tempo total da terapia, mas isso só será possível, ao meu ver, depois de avaliar a possibilidade de tratar um foco, ou poucos, de cada vez. Pois é possível que haja mais de um ponto a ser trabalhado, pontos que influenciam e comprometem a queixa principal, e que se não forem trabalhadas não haverá resultado. Como por exemplo ir ao medico e pedir para tirar uma mancha do rosto, caso se trate de algo superficial ele poderá fazer isso, mas caso seja em decorrência de fatores que impedem a remoção, ou que façam a mancha voltar, não terá como prometer isso ao seu paciente.
Protocolo com número de sessões predeterminadas - Acredito que quando as pessoas dizem que tal terapia tem duração de X sessões se refere ao numero de sessões necessárias para aplicar o protocolo de trabalho. Mas este protocolo será aplicado depois da confirmação do diagnóstico, e ainda tem as variáveis do paciente. Alguns não cumprem a orientação, outros não entendem, outros tem dificuldade, outros apresentam outras queixas no decorrer do caminho, etc.
Perguntar quanto tempo durará a terapia ainda ao telefone na hora do agendamento.

O tempo de terapia pode variar se...

- Se o paciente já identificou o ponto principal do seu problema. Por exemplo, queixa de que todo namorado que arruma a agride. Se já identificou que repete relacionamento com pessoas do seu passado, que a agrediam mas lhe davam identidade, pode estar um passo a frente e necessitar de menos sessões do que a pessoa que ainda não identificou porque se relaciona com pessoas que a agridem (pode ser por outros motivos, cada qual tem o seu)
- Se o paciente quer tanto melhorar como passar pelo processo de tratamento. Ex: pessoa com gripe que quer melhorar mas não quer fazer tomar o remédio. Se o paciente se dispõe as “tarefas” propostas pelo terapeuta.
- Se a pessoa está pronta para deixar para trás problemas que, mesmo causando prejuízos, lhe oferecerá novas formas de ver a vida que são novidades e podem assustar mesmo que sejam mudança positivas.
- Se a pessoa reserva sua agenda para esta finalidade e dá a importância que daria a um compromisso importante.
- Se entende que o psicólogo é uma agente de mudança mas não o único responsável por ela.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: