Condição de moradia e aspectos psicológicos - com vídeo





Com quem você mora?

Morar só, com amigos ou família. Qual a diferença?

Com quem e como moramos pode fazer toda diferença em nossa qualidade de vida.
Quantas formas diferentes de morar? Casa própria, alugada, emprestada pela família do marido (esposa), casa dos pais, junto com avós, republica, trailer, etc. Cada forma dá toda uma sensação, estilo de vida e percepção pessoal diferente.
Uma das coisas que está no topo das necessidades básicas de uma pessoa é sua moradia. Como moramos, ou seja local, com que pessoas e espaço pode influenciar nossa motivação para a vida como um todo. Uma casa pode significar o local que o acolhe quando está cansado, seu abrigo e lugar de planejamento para próximas ações.

Por opção, se preparou?

O quanto tivemos de oportunidade de escolher como e com quem morar pode ser determinante para a felicidade de uma pessoa. Não importa se a pessoa mora numa republica, asilo, em sua casa ou trailer, se foi escolha dela mais fácil de sentir-se feliz com isso.
Mudanças por fuga costumam eliciar sentimentos de angustia, mudanças como movimento em direção ao desejado costuma eliciar muita satisfação.

Imposição do destino, não teve este planejamento?

Se ela não conseguiu realizar seus sonhos ou por algum motivo, financeiro, doença, mudança, etc, precisou morar em algum lugar fora dos seus planos pode ser que esta pessoa fique muito infeliz neste lugar.

Temporário ou definitivo?

A expectativa muda tudo. Saber que está num lugar ruim (pelo seu ponto de vista) por pouco tempo pode ajudar a suportar, saber que está num lugar bom por pouco tempo pode causar ansiedade.

Liberdade x solidão

Tudo depende dos valores pessoais de cada um. Para uns o melhor seria estar só. Por exemplo vejo filmes americanos onde os pais torcem para que logo seus filhos façam 18 anos e saiam de casa. Estes filhos também torcem por isso, mesmo que saiam de um lugar confortável e passem a morar nos dormitórios da faculdade.
Para outros, o fato de estar sozinho em casa gera muita angustia, principalmente se está acostumado ou tinha sonhos de uma família ou amigos bem perto.


Relacionamento com os demais

Quando a pessoa mora com amigos, seja dividindo despesas ou como “hospedes”, ou seja, alguém o está abrigando devido a sua falta de moradia, pode ser angustiante, para uns, esperar a vez no banheiro, ter que cozinhar para todos ou esconder sua comida, não ter privacidade, perceber que alguém mexeu nas suas coisas, etc.

Espaço onde dorme x sentimento de dignidade

A cama da pessoa tem muito a ver com o sentimento de dignidade, pois durante o sono está em situação vulnerável.

Sentimento quanto a casa própria x alugada

Para alguns a necessidade de morar em casa própria tem muito a ver com a sensação de segurança, a sensação de que aconteça o que acontecer, sempre terá um lugar para ir no final do dia. E para estas pessoas, é possível, que uma casa alugada não ofereça esta segurança, pois pode haver a impressão de que alguém pode a qualquer momento expulsa-lo de seu abrigo. Mesmo que os cálculos mostrem que o custo de uma casa própria pode impedir que esta pessoa tenha seu porporio negocio, que por exemplo pode render muito mais do que 2 casas próprias, alguns alinda não colocam este dinheiro em outra coisa para garantir “um teto sobre sua cabeça”.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: