Temos controle sobre o que ocorre em nossas próprias vidas?

 Tópicos do vídeo:



Temos o controle da nossa vida?

Quando a filosofia se encontra com a psicologia

“Não tenho controle se o dia vai ser bom, se alguém vai passar mal (saúde), se vai acontecer algum acidente, etc. Entretanto, por exemplo, tenho controle sobre a vida de uma formiga no caso: ela passando na minha frente, eu posso decidir se ela vive ou se eu a mato. Ou seja, para certas coisas eu tenho poder e para outras não... ou nunca temos controle de nada? Realmente o controle é algo que me instiga muito.”

No caso da formiga, se você perceber que quer matá-la pode questionar se fará isso para proteger uma criança que está perto e correndo risco de ser mordida pela tal formiga, mas mesmo querendo fazer isso pode ser acometido por dilemas de consciência, o quanto seria certo tirar a vida de outro ser vivo, não seria melhor sair de perto da tal formiga?
Só o fato de ocorrer este dilema podemos pensar que não temos controle sobre o que fazemos, pois mesmo querendo fazer uma coisa outros fatores podem influenciar.

Simplesmente sair fazendo tudo o que dá vontade seria como deixar a vida ser controlada pelo ID, como diria Freud.
ID é uma das estruturas de personalidade presente desde o nascimento, totalmente inconsciente e inclui comportamentos instintivos e primitivos.
Uma pessoa que vivesse dominada pelo iD poderia ter a  sensação de total controle sobre sua vida, pois faria tudo o que desse na telha. Seria como uma criança que não mede consequências e sai andando pela avenida sem olhar se vem carros.

Assim começa a falta de controle sobre nós mesmos, com as consequências, elas nos dizem que fazer tudo o que quer pode trazer péssimos resultados.

Por outro lado o inconsciente pode nos levar a tomar decisões as quais não sabemos porque decidimos tal coisa. Podemos casar um uma pessoa porque nos lembra uma pessoa querida de nossa infância sem ao menos nos darmos conta disso.
Comemos, e saboreamos a comida típica de nossa cultura porque é a única coisa que agrada nosso paladar? Ou assim fazemos levamos pelo apoio do grupo, ou facilidade de encontrar tal comida?

Podemos fazer tudo o que queremos?  Talvez possamos tentar fazer tudo o que queremos. Algumas vamos conseguir, outras não depende só de uma pessoa. Não dá para obrigar seu chefe a te promover, mas dá para tentar mostrar a ele que vale a pena te promover.

Você pode fazer tudo o que quiser? – talvez tenha que abrir mão de alguma coisa.

“Eu amo quem eu quiser” Já cantava Renato Russo   (... que se dane todo mundo, meu melhor erro foi você)
Será?

Fazer da nossa vida o que queremos depende até mesmo se sabemos o que queremos e porque queremos tal coisa.
Algumas vezes queremos coisas por considerar um efeito X mas podemos nos frustrar. Por exemplo viajar por achar que nos sentiríamos melhor mas depois descobrimos que nossa cabeça, e seus problemas, foram junto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: