Quando o sofrimento psicológico afeta osque estão proximos




Quando  o sofrimento emocional afetar os outros


Não é raro uma pessoa em sofrimento emocional afetar quem está a sua volta, parentes, amigos, colegas de trabalho quem sabe até seus professores.
É possível que quando não afeta esta pessoa esteja mantendo uma aparente “calma” engolindo seus sentimentos e suas necessidades.
Talvez pode medo de ser repreendida e ter seus sintomas piorados, pois muitos dizem “para com isso, sua vida é ótima, tem gente pior” e passa a contar tudo o que de pior ocorre com os outros, piorando ainda mais seu estado.
Outros não contam por medo de não ser compreendido, como por exemplo síndrome do pânico, toc, etc, pode não fazer sentido para as outras pessoas.

Algumas vezes não é preciso contar como a pessoa se sente, alguns sintomas podem ser bem visíveis como depressão, ou acumular objetos inúteis.
As vezes as ações de uma pessoa em sofrimento pode ser mal interpretada e quando ela, por exemplo, recusa convite para sair, é tida como orgulhosa e não como uma pessoa com dificuldade em estar com outras em certos ambientes.

Algumas vezes o problema não está no quanto a pessoa tenta esconder seu sofrimento mas no quanto transborda suas dificuldades cobrando atenção, sufocando, falando de seus problemas por mais tempo, ou com mais detalhes, que uma pessoa comum consiga administrar.

As pessoa próximas podem ficar perdidas achando que o outro está exagerando, ou até entendem o que se passa e tentam ajudar.
A ajuda de amigos pode ser fundamental, ter apoio, carinho e atenção pode fortalecer demais uma pessoa. Mas devemos ter em mente que quando existe a necessidade de trabalho técnico somente um profissional poderá ajudar.

Alguns amigos podem ter a sensação de que todo sofrimento psicológico é “coisa da cabeça da pessoa” e pode ser solucionado com conselhos ou orientações generalizadas. Alguns já passaram por momentos de dor interna, mas como não se tratava de quadro clinico diagnosticado, e melhoram por si só imaginam que todo sofrimento, de todas as pessoas, são iguais.

Algumas pessoas simplesmente não sabem o que fazer e se afastam. Deixando a pessoa em sofrimento desolada, imaginando ter um problema sem solução.

O que fazer?

Voce pode dar apoio para esta pessoa, e usar este apoio caso a necessidade dela seja seja de atendimento medico ou psicológico.
Caso se sinta desconfortável demais, talvez os problemas dela te afetem, talvez você também tenha seus problemas com os quais não consegue lidar, talvez se veja perdido quanto ao que falar, o que fazer, você pode pedir ajuda a outra pessoa ou orienta-la a procurar um psicólogo.
Caso veja que não consegue fazer nada diretamente, não consegue falar com esta pessoa, peça a outra pessoa que o faça. Não desampare, veja que não precisa se envolver de forma tão intima caso não consiga.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: