Chantagem emocional

 

chantagem emocional

 

O que é chantagem emocional?

Chantagem emocional é uma forma de manipular outra pessoa para que ela faça o que o chantagista deseja, independentemente da necessidade e da vontade da pessoa chantageada.
Através de coerções e ameaças faz de tudo para que a outra pessoa realize algo que apenas chantagista almeja.

chantagista emocional


Quem são os chantagistas emocionais mais frequentes no nosso convívio diário? Mães? Namorados e/ou maridos? Chefes? Amigos?

O chantagista costuma ser aquele que de alguma forma cria um vinculo afetivo com a pessoa chantageada, ou seja, é possível encontrá-los em todos os lugares que permitam relacionamentos. Por exemplo em casa os pais, na escola os amigos, no relacionamento o companheiro, no clube os colegas, etc.

Principais "armas" que o chantagista usa?

O chantagista pode usar vários meios como por exemplo a a culpa que o outro possa sentir caso não satisfaça os caprichos solicitados. Também podem utilizar o medo que a vitima sente em perder seu amor ameaçando-o de abandono caso não faça o que foi pedido. Por exemplo, “se você não me ajudar vou deixar você”, e assim, a vítima cede aos caprichos do chantagista por medo de perdê-lo. 

Dizer não ao manipulador

Por que, na maioria das vezes, ainda que a pessoa saiba que está sendo chantageada, tem dificuldades em dizer não aos manipuladores?

Porque o chantagista usa a culpa, a ameaça e a perda do objeto desejado para conseguir o que quer. Diante dos sentimentos de cada indivíduo a dificuldade em dizer não aumenta a partir do vinculo que este estabelece com o chantagista, como um jogo emocional. Ocorre uma dependência afetiva por parte da vitima e o medo de ser rejeitado pelo objeto amado, então, através da manipulação vive situações impostas que não teria o desejo de viver.

Quais os motivos, em geral, que levam uma pessoa a usar a chantagem emocional para obter algo que queira, seja lá o que for?

Frequentemente o indivíduo que se coloca na posição de manipulador apresenta baixa autoestima e suas ações são impulsionadas pela insegurança e seu egoísmo. São pessoas controladoras e narcisistas, acreditando que suas vontades precisam ser realizadas pelo outro a qualquer custo. O chantagista de alguma maneira já experimentou situações que conseguiu o que queria do outro através da manipulação, o que reforça novamente a sedução para conseguir o que deseja. Por exemplo, em uma discussão de casal o chantagista chora compulsivamente solicitando que a namorada deixe de conversar com as amigas ameaçando-a com a possibilidade do termino do relacionamento. A partir do momento em que a namorada cede aos caprichos do companheiro por medo de perdê-lo, faz com que este associe a manipulação com suas vontades. O que reforça seu comportamento manipulador e consequentemente repete tal ato em outras situações de sua vida. 

chantagem e culpa

Como posso resistir a esse tipo de manipulação? Como posso me defender das chantagens, sem me sentir culpada por negar algo?

É importante pensar o que pode e o que não pode ser feito pelo outro. Diante de uma situação onde a vítima tenha que abrir mão de algo ou não respeite seu limite, deve-se aprender a dizer não e ser assertivo sobre sua posição. A partir do momento em que a vítima entra no jogo da manipulação e preso pelo seu sentimento de culpa fica cada vez mais difícil deixar de ser vítima. É importante ressaltar, que para que esse jogo de manipulação possa acontecer, os dois “precisam” estar em sintonia. Ou seja, para que o chantagista consiga o que deseja é necessário que a vítima se disponibilize em algum momento a fazer o que foi imposto e solicitado.
Portanto, para resistir a manipulação do outro é necessário trabalhar suas inseguranças e aprender a negar a realização dos pedidos abusivos do outro. É importante avaliar o que é possível trocar com o outro, sem que seu limite seja desrespeitado. 

Quais são as principais características do chantagista emocional. 

O chantagista age de acordo com suas necessidades e desejos, atuando sem criticas e respeito em relação ao outro. São pessoas que normalmente sabem como manipular a vítima, fazendo com que esta se sinta culpada por não ceder aos seus pedidos de forma egoísta e infantilizada. Geralmente alternam o comportamento para sensibilizar o outro, ora são mais incisivos, ameaçando e impondo suas vontades,  ora se colocam em posição de vítima para conseguir o que deseja. 

vitima do chantagista emocional









Quais as principais características das vítimas dos chantagistas emocionais?

As principais características das vitimas são pessoas mais inseguras, seja ela do sexo feminino ou masculino. São pessoas que facilmente se identificam com o outro e encontram dificuldades em dizer “não”, devido a sua carência afetiva e a preocupação no que o outro possa pensar sobre ele.


Diana Huh

Entrevista cedida à Revista Lunna - Ed Alto Astral - SP








Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: