Transição de gênero na infância

Entrevista cedida para o portal Yahoo

Transição de gênero na infância


Em qual idade podemos considerar que a pessoa tem consciência sobre o seu gênero?

Pode existir um desconforto com o sexo designado desde muito cedo, estudos apontam a partir de 3 anos de idade. Porém, a consciência quanto ao gênero virá com a maturidade emocional da pessoa, que varia de acordo com cada individualidade.


Em qual idade uma pessoa pode ser identificada como transgênero?

A partir dos 6-7 anos começa a existir uma separação das crianças por gênero. Elas passam a se dividir, meninos para um lado, meninas para outro e elas vão se inserindo onde fica mais confortável.

indicadores transição de genero

Quais são os indicadores?

As crianças que começam a se isolar, não encontrar a sua “turma”, que não interagem as vezes nem dentro de casa, podem não estar entendendo o que acontece com elas mesmas.

Quando é ideal iniciar a transição de gênero?

Quando o sujeito é tomado pela absoluta certeza de que sua identidade sexual contradiz seu sexo anatômico. Quando seu desconforto chega a um ponto onde a pessoa não pode seguir adiante nas suas atividades cotidianas.

Opinião sobre transição de gênero na infância

Qual a sua opinião sobre a transição de gênero feita em crianças nos primeiros anos de vida? (3 a 7 anos)

Penso que é sempre importante respeitar a individualidade de cada um. E por ser uma decisão desafiadora e polêmica deve ser amadurecida e entendida por todos os envolvidos (criança e pais).

Como um tratamento para transição de gênero pode impactar na vida de uma criança quando é iniciado antes do tempo?

Estudos recentes, do psicólogo belga Jean Malpas, informam que do inconformismo com o sexo designado na infância, 50% das crianças podem se tornar homossexual na idade adulta (dessas crianças 25% poderá trocar de sexo e 75% seguirão heterossexuais).
Com decisões impactantes para toda a vida é preciso atenção, informação, aceitação e amor.

Suporte psicologico na transição de genero

Qual é a importância do suporte psicológico na transição de gênero para crianças e adolescentes?


É necessário entender como a criança lida com seu próprio corpo e o dos outros.
No ambiente social existe a definição do comportamento adequado e esperado de meninos e meninas. As construções de sexo e gênero vão surgindo com os gestos, modo de andar e falar e com as brincadeiras de erotização do corpo. Assim, ser homem e ser mulher está relacionado com concepções sociais, aprendidas na família e no sistema de relações em que vivem, e não somente com o aparato anatômicofisiológico.



Psicóloga entrevistada:

psicologa deniseDenise Rodrigues Gomes - Psicóloga CRP 06/58464 Adolescentes a adultos. Casal. Terapia Cognitiva Comportamental. Junguiana. Insônia. Stress. Sindrome do pânico. Depressão. Ansiedade. Fobias. Timidez.  Dificuldades de relacionamento. Ciúme excessivo. Transtornos alimentares (obesidade, bulimia e anorexia). TAB (Transtorno Afetivo Bipolar).  Sexualidade (transtornos sexuais). Baixa auto-estima. . Atendimento também em francês.





Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: