Cirurgia plástica pelo ponto de vista de uma psicóloga



cirurgia plastica pelo ponto de vista de uma psicologa


O ser humano pode ser muito detalhista em avaliar as decisões alheias. Parece que sabe identificar exatamente no outro o que valeu a pena, o que ficou bom, o que deveria ser feito, o que não deveria ser feito, o que poderia ser feita a mais e o que exagerou.
Na verdade, esta conclusão deveria ser feita apenas pela pessoa que optou, ou não, pela cirurgia plástica. Ela é quem sabe quais são suas necessidades, desejos, sonhos e expectativas.
É possível que uma pessoa queira mudar algo que ninguém perceberá, mas ela tem uma história de vida onde aquela mudança é importante.
A avaliação feita pela própria pessoa é o melhor caminho para não ter arrependimentos. Caso perceba que não consegue decidir sozinha (o) um profissional, psicólogo, psicoterapeuta ou psicanalista, pode ajudar para que esta pessoa encontre a sua verdade interna.

pressionada a fazer cirurgia


Ser pressionado para fazer cirurgia
Em algumas situações a opção acaba sendo por não fazer cirurgia plástica, pois pode haver pressão para que se faça alguma alteração no corpo quando a própria pessoa não sente esta necessidade ou não está pronta para isso. Por exemplo um namorado ou marido que pretende ostentar um “troféu”, ou quando a pessoa apresenta características tida como indesejáveis pelo grupo onde está inserida por exemplo um tamanho ou formato de nariz.
São situações nas quais eu imagino que pode haver maior probabilidade de arrependimento, ou de rejeição do próprio corpo após a cirurgia, mesmo que o resultado seja aprovado por todas que rodeiam esta pessoa.


 Preparo emocional para cirurgia plastica

Considerações sobre cirurgia plástica - Preparo emocional

Optar por uma cirurgia plástica implica em saber tanto como seu corpo quer ficar, saber as consequências médicas, como tempo de recuperação, sequelas como cicatrizes, possibilidade ou não de reverter, necessidades de trocas futuras de próteses, etc. Ou seja fazer cirurgia plástica não significa entrar feia às 10h no centro cirúrgico e sair das 10h30 linda e radiante.

Tópicos a serem avaliados antes de decidir por uma cirurgia plástica:
- Porque fazer?
1- deseja desfrutar da sua liberdade de mudar o próprio corpo uma vez que já fazemos mudanças com maquiagens, exercícios, tatuagens?
2- considera que depois de uma cirurgia plástica conseguirá namorado, emprego, aprovação social?
3- considera que precisa se sentir outra pessoa diferente da que é hoje e se mudar sua aparência conseguirá uma nova personalidade?
- Quanto mudar?
1- um pequeno ajuste de gordura ou nariz, algo que talvez ninguém perceba a mudança mas talvez perceba que o corpo esta mais harmonioso?
2- mudança radical de aparência?

- Estado emocional no momento da decisão
Quer superar uma angustia ganhando um rosto ou corpo novo?
É possível que não consiga isso, pois estados emocionais costumam ser adquiridos internamente, independente da aparência.

- Quem define o que é bonito e desejável? Quais suas referências?
1- as revistas?
2- amigos?
3- prefere confiar no médico?

- Quando fazer esta cirurgia?
Deve-se perceber que a decisão é consciente e baseada em argumentos sólidos, e não em pressão social e nem moda do momento. 







Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: