Psicólogo Junguiano em São Paulo SP



Psicólogo junguiano em São Paulo SP
Psicólogo junguiano em São Paulo SP


Psicoterapia junguiana


Carl Jung é conhecido como o fundador da psicologia analítica. Ele acreditava que a expressão religiosa se manifesta a partir do anseio da psique para um estado de equilíbrio da consciência e inconsciência simultaneamente. Jung passou muitos anos estudando e praticando com Sigmund Freud , mas esta teoria o levou a caminhos diferentes. Jung propôs que o inconsciente coletivo é compartilhado por todas as pessoas. A base para esta teoria foram os arquétipos e padrões que ditam como as pessoas processam imagens psíquicas específicas. Ao longo de sua vida estudou culturas, mitologia e sonhos. Jung acreditava que cada pessoa se esforça para alcançar uma harmonia dentro de consciência e inconsciência e que isso pode ser feito através do estudo dos sonhos.

Terapia junguiana
Terapia junguiana

Conceitos da Psicoterapia junguiana

Imaginação ativa

Jung criou o conceito de imaginação ativa como uma maneira de descrever a ponte entre inconsciência e consciência. Usando a imaginação, fantasia, sonhos e meditação, um cliente é capaz trazer seu inconsciente para o presente através da narrativa ou ação. imaginação ativa se baseia na observação não direcionado de um cliente de sua imaginação ou sonhos, e não uma imagem pretendida de seus desejos.

Psicoterapia junguiana
Psicoterapia junguiana

Individuação

Individuação é um processo da psicologia analítica, pelo qual um indivíduo se desenvolve no que ele realmente têm a intenção de ser. Os indivíduos com dificuldades emocionais muitas vezes se sentem  fragmentados, desarticulados, tendo suas vidas preenchidas com diferentes experiências emocionais. O desenvolvimento é muitas vezes prejudicado em resultado do conflito interno e auto-sabotagem, decorrentes da segregação dos diferentes eus dentro de uma pessoa. Individuação envolve a integração de todas as experiências positivas e negativas do passado de uma pessoa de tal forma que a pessoa pode viver uma vida saudável e produtiva, e emocionalmente estável. Individuação permite que uma pessoa  torne-se única e essencialmente individual entre outros seres humanos e o inconsciente coletivo. O processo de individuação ocorre através de vários métodos, incluindo a interpretação dos sonhos e da imaginação ativa, e dá à luz a um indivíduo maduro, holisticamente saudável e harmonioso.

Psicologia analitica
Psicologia analitica

Inconsciente Coletivo

Jung foi o primeiro a usar o termo inconsciente coletivo como um meio para descrever uma expressão do inconsciente que é exibido por todos os seres vivos com um sistema nervoso. Em vez de só possuir experiências de nossa história pessoal ou nossa psique, o inconsciente coletivo organiza todas as experiências dentro de uma espécie. Jung acreditava que o inconsciente coletivo foi herdado e seria inerente a cada ser, ao invés de um resultado de eventos específicos. O inconsciente coletivo contém imagens mentais que não podem ser explicadas historicamente ou através da experiência, mas existem apenas como um processo evolutivo subproduto.

Psicologia analitica jung
Psicologia analitica jung

"Logos" nas teorias de Jung

 Jung também usou o termo Logos em suas teorias filosóficas. Logos, de acordo com Jung, representada fato ou razão. Jung muitas vezes referiu o contraste entre o consciente contra o inconsciente como logos contra mythos. Além disso, Jung acreditava que logos era a versão masculina para a racionalidade, onde a contraparte feminina, eros, representada disponibilidade ou emoção psíquica.

 Carl Gustav Jung
 Carl Gustav Jung

Nekyia

Nekyia é um componente chave da análise de Jung. Nekyia, ou o processo de mergulhar no inconsciente, é, de acordo com Jung, uma ação deliberada e decisiva. Ele acreditava que Nekyia, uma viagem escura em um lugar perigoso, era um processo necessário para que se atinjam individuação. Aqueles que viajaram para as profundezas de sua psique interior e volta foram muito melhor por ter feito isso.


Psicologia analitica junguiana
Psicologia analitica junguiana

Psicologia Profunda

Psicologia profunda é uma das muitas abordagens terapêuticas derivadas de Psicologia Junguiana. Este método baseia-se em descobrir os motivos por trás problemas mentais como um meio para tratá-los. Durante a psicoterapia de profundidade, um terapeuta trabalha com um cliente para revelar a fonte da sua emissão, em vez de os sintomas associados com ela. Uma vez identificados, os motivos de má adaptação pode ser transformado, resultando em pensamentos mais saudáveis e comportamentos mais positivos.
Um dos fenômenos que existe na psicologia profunda é a do "curador ferido." Quando um terapeuta trabalha com um cliente que tem feridas emocionais semelhantes, o terapeuta se torna consciente desta dinâmica e pode inadvertidamente transferir suas feridas de volta ao cliente. Esse processo  pode ser prejudicial tanto para o terapeuta como para o cliente porque expõe o terapeuta para as feridas de seu cliente, portanto, potencialmente infectar o processo terapêutico.

Psicanálise junguiana
Psicanálise junguiana

Psicologia arquetípica

Fundada em arqueologia e antropologia, psicologia arquetípica é uma das estratégias que muitas vezes é usado para descobrir motivos inconscientes. Jung estudou como religiões históricas, divindades, e fábulas influenciam o senso de auto de um indivíduo. Psicologia arquetípica teoriza que os sonhos e psique de uma pessoa são entrelaçadas com as suas crenças e que essa união é  que forma os seus comportamentos, pensamentos e emoções. O arquétipo é o simbolo de experiências de vida coletivos de um indivíduo e determina que escolhas, conscientes e inconscientes, uma pessoa faz. Psicologia arquetípica centra-se na alma de uma pessoa e Jung e seus antecessores encontraram semelhanças nos arquétipos de lendas e a motivação humana. Hoje, os psicólogos ainda consideram arquétipos uma força proeminente no desenvolvimento da construção psicológica de um indivíduo.
Influência de Jung sobre psicologia psicodinâmica
Embora Jung não tenha sido o fundador da psicodinâmica , ele influenciou o campo drasticamente com suas contribuições.Sua psicologia psicodinâmica girava em torno dos arquétipos no inconsciente coletivo, bem como o inconsciente pessoal e do ego. Jung também acreditava na função transcendente, que era uma difusão de arquétipos no inconsciente coletivo.  Teorias psicodinâmicas de Jung incluiem o reconhecimento de uma presença espiritual dentro de cada pessoa, bem como vários elementos que organizam dentro da psique. Juntos, esses elementos e arquétipos poderiam, às vezes, irromper em desacordo, causando conflito interno.


Tipos psicologicos Jung
Tipos psicológicos Jung

Ferramentas de Avaliação modernas

As teorias de Jung também influenciaram muitas das ferramentas de avaliação utilizadas na psicoterapia. O indicador de Myers-Briggs Type (MBTI), desenvolvido por Isabel Briggs Myers e Katharine Cook Briggs, baseou-se nas teorias de Jung exploradas em seu livro Tipos Psicológicos. Esta ferramenta de personalidade é uma das medidas mais usadas em todo o mundo de hoje.
Outra medida, o Índice Tipo junguiana (JTI), desenvolvido em 2001, foi projetado por Hallvard E. Ringstad e Thor Odegard para fornecer uma avaliação mais precisa do método preferencial de uma pessoa de transformação psicológica. A ITC é baseado nas funções psicológicas específicas descritas por Jung e é apresentado de uma forma mais concisa e universalmente compreensível. A ITC substituiu o MBTI em vários países, e é visto como uma opção viável e mais acessível para medir a personalidade psicológica. Outra variação destes testes é o Keirsey Temperament Sorter. Embora também é vagamente baseado em teorias de Jung, o seu conteúdo e aplicação varia muito, tanto do ITC eo MBTI.

Abordagem junguiana
Abordagem junguiana


Fonte: http://www.goodtherapy.org/learn-about-therapy/types/jungian-psychotherapy

Referencias
Jung, C. G. (1921). Psychological types. The collected works of CG Jung, Vol. 6 Bollingen Series XX.
Jung, C. G. (1933). Modern man in search of his soul.
Jung, C. G. (1947). On the Nature of the Psyche. London: Ark Paperbacks.
Jung, C. G. (1948). The phenomenology of the spirit in fairy tales. The Archetypes and the Collective Unconscious, 9(Part 1), 207-254.
Jung, C. G. (1953). Collected works. Vol. 12. Psychology and alchemy.


Junguiana Significado

Junguiana Significado










Psicologia terapia junghiana



 Psicologia terapia junghiana









Psicologia Junguiana Ansidade


Psicologia junguiana ansiedade










Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: