Maturidade - Como distinguir entre uma pessoa madura e imatura


pessoa imatura

Pessoa imatura


Por Kosjenka Muk

Você quer saber porque às vezes as pessoas agem de forma razoável e outras de forma infantil, até mesmo muitas vezes durante um único dia? 

Reações infantis são a causa da maioria dos conflitos e problemas de relacionamento.
Imaturidade emocional é conhecida como regressão de idade. Muitas pessoas não reconhecem quando apresentam comportamentos imaturos, e em vez disso acreditam, e se desculpam, dizendo que foram provocados por outras pessoas ou pelas circunstâncias.


O que é maturidade

O que é maturidade

Nossos cérebros constantemente observam nossos ambientes e comparam nossas experiências atuais com as nossas memórias do passado. Quando algo desencadeia nossas memórias emocionais antigas, nossos cérebros verificam essas memórias para obter informações adicionais, tais como possíveis consequências e possíveis respostas. Se houver emoções não resolvidas ou intensas relacionadas com essas memórias, elas também serão acionadas.

como ser uma pessoa madura

Como ser uma pessoa madura

Você não está ciente dessas memórias e o processo interno de procurar memórias, mas você estará ciente das emoções que surgem. Tais emoções podem fazer você reagir como se estivesse reagindo à situação do passado, não no presente. Você pode perder a consciência de ser um adulto com a compreensão e recursos que adultos tem, e recorrer a comportamentos que aprendeu quando criança.

Pessoas imaturas querem modificar os fatos

Pessoas imaturas querem modificar os fatos

Pessoas imaturas não aceitam os fatos como são e tem uma percepção distorcida do que ocorre à sua volta.
Talvez sejam nestas situações que as pessoas dizem que ele “não teve atitude de homem”.
Algumas pessoas, por exemplo, não sabem se deve confiar em outras pessoas, elas podem ser condicionados pela culpa infantil, vergonha ou outras emoções. Em tais circunstâncias, é importante distinguir entre as emoções do adulto e culpa ou vergonha infantil. Algumas  pessoas podem precisar de uma análise mais apurada para descobrir se sua raiva e ressentimento é realista, ou vem de seu passado. Aprender a fazer isso pode evitar muitos conflitos desnecessários.
Emoções imaturas podem influenciar cada parte de sua vida e a maioria de suas decisões: como por exemplo seus planos para o que fazer ou não fazer hoje, a sua escolha de parceiro, emprego amigos, etc.

Pessoas imaturas características
Pessoas imaturas: características

Aqui estão algumas diferenças entre emoções adultas e emoções infantis:

A intensidade das emoções adultas é apropriado para a situação. Em situações cotidianas, é geralmente leve desconforto, como um aviso.
As emoções adultas nos motivam e nos dão energia para a ação apropriada, como defender nossos limites e integridade.
Geralmente não há nenhum problema em expressar as emoções de adulto. Fomos capazes de amadurecer porque estas emoções puderam ser reconhecidas e expressas dentro de nossas famílias.

Podemos ter problemas e tensão, porém, se nossas emoções adultas estiverem misturados com sentimentos insalubres e culpa. Isso é comum, uma vez que muitas pessoas aprendem desde cedo a se sentirem culpados caso expressem seus sentimentos com sinceridade.


O que é maturidade - maturidade emocional: Significado
Adicionar legenda

O que é maturidade - maturidade emocional: Significado

Emoções maduras 

As emoções maduras deixam para trás a tensão e desconforto uma vez que a situação seja resolvida.
As emoções maduras nos permitem perceber ambos os lados da história.
As emoções maduras não nos fazem s sentir humilhados ou maus sobre nós mesmos, nem sentimos a necessidade de humilhar ou ferir os outros.

pessoa mimada significado

Pessoa mimada - Significado:

Emoções infantis - Infantilidade

Emoções infantis costumam ser demasiadamente intensas ou reprimidas.
Emoções infantis são seguidos por um conflito interno, geralmente entre culpa e vergonha de um lado, e a raiva do outro, por vezes acompanhada por sensações corporais desagradáveis. Este conflito pode persistir por muito tempo depois que a situação desagradável tenha se passado. Mesmo se você esteja objetivamente certo, essas emoções podem mostrar-lhe que há uma parte de você que sente medo ou culpa. Algumas emoções infantis pode te fazer se sentir bem temporariamente, mas o conflito interno permanece.
Emoções infantis consomem sua energia e, se prolongada, resultar em estresse e fadiga.
Emoções infantis o convençam de que você está sempre correta e  outra pessoa errada. (Às vezes é o contrário)
Emoções infantis fazem você se sentir desconfortável e duvidar de si mesmo, o que pode motivá-lo a criticar e encontrar ainda mais falhas em outras pessoas.

Como amadurecer, como ter maturidade emocional no relacionamento

Como amadurecer, como ter maturidade emocional no relacionamento


Às vezes, detalhes no comportamento de outras pessoas desencadeam emoções fortes. Nós podemos ser facilmente convencidos de que tais emoções fortes são justificadas, mesmo que o nosso senso comum nos diz o contrário. Isso geralmente acontece em relacionamentos íntimos, já que desperta nossas emoções mais profundas. Nesses momentos, é difícil parar de pensar sobre o comportamento da outra pessoa e assumir a responsabilidade por nossas emoções - mas, nestes momentos, isso é o mais importante pois traz mais benefícios.


Relacionamento maduro - Como ser madura no relacionamento

Relacionamento maduro - Como ser madura no relacionamento

Esteja ciente de que, em muitas situações as emoções maduras e infantis podem ser misturadas, ou seja, você pode se sentir adulto e raiva infantil, ou adultos e imaturos medo ao mesmo tempo. É preciso alguma prática para ser capaz de distinguir entre eles e decidir quais as emoções a seguir. No entanto, aprender a fazê-lo traz grandes recompensas.




pessoas imaturas frases

Pessoas imaturas frases

A maturidade do homem consiste em haver reencontrado a seriedade que tinha no jogo quando era criança.
Friedrich Nietzsche

A adversidade é um trampolim para a maturidade.
Charles Colton

A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade, querer com mais doçura.
Lya Luft


mensagens pessoas imaturas

Mensagens pessoas imaturas

Uma pessoa pode ter uma infância triste e mesmo assim chegar a ser muito feliz na maturidade... Da mesma forma pode nascer num berço de ouro e sentir-se enjaulada pelo resto da vida.
Charles Chaplin

O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira.
Friedrich Nietzsche

A M O R = (A) Amizade (M) Maturidade (O) Organização (R) Respeito.
Jô Soares
peter pan adulto

Peter pan adulto

Uma pessoa imatura pensa que todas as suas escolhas geram ganhos. Uma pessoa madura sabe que todas as escolhas tem perdas.
Augusto Cury

 

Texto sobre maturidade

Texto sobre maturidade

Dar a outra face é um símbolo de maturidade e força interior. Não se refere à face física, mas à psíquica. Dar a outra face é procurar fazer o bem para quem nos decepciona, é ter elegância para elogiar quem nos difama, altruísmo para ser gentil com quem nos aborrece. É sair silenciosamente e sem estardalhaço da linha de fogo dos que nos agridem. Dar a outra face previne homicídios, traumas, cicatrizes impagáveis. Os fracos se vingam, os fortes se protegem.
Augusto Cury
Como lidar com pessoas imaturas no relacionamento

Como lidar com pessoas imaturas no relacionamento

A característica da maturidade está em, justamente, a gente aprender a lidar com a vida que não precisa ser perfeita.
A maturidade chega no nosso coração no dia em que descobrimos que nós temos problemas na vida, mas que ter problemas na vida não significa que a partir de então nós precisaremos ser infelizes por causa disso.
Ter problema na vida não é ter vida infeliz.
Porém, é preciso maturidade para compreendê-los.
Padre Fábio de Melo



Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: