Preciso de psicólogo


Preciso de psicologo psiquiatra ou psicoterapia

Preciso de um psicólogo ou psiquiatra ou psicanalista ou psicoterapia?

 Muitas vezes não sabemos ao certo o que cada profissional pode oferecer e nem o quanto nossas necessidades se encaixam com cada um deles. Por isso segue um breve relato:

Psicólogo:  Formado em psicologia, pode atuar na área clinica onde atende em psicoterapia.
Psiquiatra: Formado em medicina e avalia fatores orgânicos e físicos.
Psicanalista: Formado em psicanálise. Esta abordagem terapêutica pode ser exercida tanto por um psicólogo como por um psiquiatra, se assim for sua formação.
Psicoterapia: Nome dado a todo tratamento focado nas questões psicológicas.



Porque preciso de psicólogo? terapia?

Porque preciso de psicólogo? terapia?

Quando não somos nós que percebemos mas alguem nos indica a necessidade de procurar um psicologo podemos ter dúvidas quanto ao que foi visto por esta pessoa para que concluisse o porque de precisar de psicologo ou terapia. Nestes casos vale tanto uma auto reflexão como um conversa com o amigo, quem sabe o olhar de fora consegue identificar algo diferente?

Preciso de ajuda do psicólogo urgente!

Preciso de ajuda do psicólogo urgente!

Quando a urgência bate não precisamos de mais questionamento, mas caso ainda perceba que precisa fazer um teste interno, que tal observar a sugestão abaixo:

Será que preciso de psicólogo? Como saber? Preciso de terapia? - teste:


Será que preciso de psicólogo? Como saber? Preciso de terapia? - teste: 


John M. Grohol, Psy.D. elaborou este questionário e creio que pode ser útil para fazermos perguntas às nós mesmos de forma a nos percebermos quanto a nossa prontidão em fazer terapia.

Ele não tem a finalidade de oferecer diagnóstico, isso deve ser feito por um profissional.

1. Estou preocupado com um comportamento, sentimento, ou algo que eu estou fazendo.

2. Este comportamento ou sentimento foi piorando nas últimas semanas.

3. Eu tentei parar ou reduzir este comportamento ou sentimento em meu próprio.

4. Minhas tentativas de parar ou reduzir este comportamento ou sentimento têm sido bem sucedidas.

5. Eu confio, e conto, com meus amigos ou família para me ajudar com meus problemas atuais.

6. Estou achando mais difícil de lidar com as coisas que o habitual.

7. Estou tendo problemas para se concentrar no trabalho ou na escola.

8. Eu gosto de pensar sobre as coisas ou falar sobre coisas que me incomodam.

9. Eu falei com meu médico, ou outra pessoa sobre algum comportamento ou sentimento que está me incomodando

10. Eu li livros ou fui na internet para descobrir mais sobre o comportamento ou sentimento que está me incomodando.

11. Estive em terapia antes e percebi que me ajudou



 Em algum momento de nossas vidas, cada um de nós pode sentir-se oprimido e pode precisar de ajuda para lidar com os nossos problemas. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, mais de 30 milhões de americanos (dados dos EUA) precisam de ajuda para lidar com os sentimentos e problemas que parecem fora de seu controle - problemas como um casamento ou relacionamento, uma situação familiar ou lidar com a perda de um emprego, a morte de um ente querido , depressão, stress, esgotamento ou abuso de substâncias. Essas perdas e tensões da vida diária pode às vezes ser significativamente debilitante. Às vezes precisamos de ajuda externa de um profissional treinado, licenciado, a fim de trabalhar com estes problemas. Através da terapia, psicólogos podem ajudar pessoas de todas as idades viver vidas mais saudáveis, mais produtivas.

Considerar a terapia se ...

   - Você sente uma sensação esmagadora e prolongado de desamparo e tristeza, e seus problemas não parecem ficar melhor, apesar de seus esforços e ajuda de familiares e amigos.

   - Você está encontrando dificuldades para realizar atividades diárias: por exemplo, você é incapaz de se concentrar em tarefas no trabalho, e seu desempenho no trabalho está a sofrer como resultado.

    - Você se preocupa excessivamente, espera o pior ou sente-se constantemente no limite.

    - Suas ações são prejudiciais para si ou para os outros: por exemplo, você está bebendo muito álcool, abuso de drogas ou se tornou excessivamente argumentativa e agressivo.

O que é um psicólogo e o que é a psicoterapia?

Os psicólogos que se especializam em psicoterapia e outras formas de tratamento psicológico, são profissionais com experiência nas áreas de comportamento humano, avaliação da saúde mental, diagnóstico e tratamento, e mudança de comportamento. Psicólogos trabalham com os pacientes a fim mudar seus sentimentos e atitudes e ajudá-los a desenvolver mais saudáveis ​​padrões mais eficazes de comportamento.

Psicólogos aplicam procedimentos para ajudar as pessoas a mudar seus pensamentos, emoções e comportamentos. A psicoterapia é um esforço colaborativo entre um indivíduo e um psicólogo. Ele fornece um ambiente de apoio a falar abertamente e confidencialmente sobre as preocupações e sentimentos. Psicólogos consideram manter a sua confidencialidade extremamente importante e irá responder às suas perguntas sobre essas circunstâncias raras, quando a informação confidencial deve ser compartilhada.

Há provas convincentes de que a maioria das pessoas que têm pelo menos várias sessões com um psicólogo é muito melhor do que os indivíduos com dificuldades emocionais que estão sem tratamento. Um grande estudo mostrou que 50 por cento dos doentes melhorou significativamente ao fim de oito sessões, enquanto que 75 por cento dos indivíduos em terapia melhoram em seis meses.

Como vou saber se a terapia está funcionando?

Como você começar a terapia, você pode estabelecer metas com o seu psicólogo. Você pode estar tentando superar sentimentos de desesperança associados com a depressão ou controlar um medo que está perturbando sua vida diária. Lembre-se, determinados objetivos precisam de mais tempo para atingir do que outros.

É um bom sinal se você começar a sentir uma sensação de alívio e um sentimento de esperança. Muitas vezes as pessoas sentem uma grande variedade de emoções durante a terapia. . Quando você começa a sentir alívio ou esperança,  pode ser um sinal positivo de que você está começando a explorar seus pensamentos e comportamento.

Depressão
Os sintomas da depressão podem ser extremamente difíceis de lidar, e as causas podem não ser imediatamente aparente. mudanças importantes na vida - como a morte de um ente querido, a perda de um emprego ou de casa deixando uma criança para a faculdade - pode contribuir para a depressão.

O psicólogo poderá trabalhar para ajudar o cliente a ver um futuro mais positivo e reduzir o pensamento negativo que tende a acompanhar a depressão. O psicólogo também poderá auxiliar o cliente na resolução de problemas em torno de qualquer grandes mudanças na vida que ocorreram. E o psicólogo pode também ajudar a facilitar o processo de luto, se sua depressão resultou de uma perda.


Fonte: http://www.apa.org



Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui