Obsessão - quando seu objetivo se torna exagerado

psicologo para obsessão na av paulista e centro de são paulo
Limites entre ter um objetivo e uma obsessão.

Entrevista do psicólogo  Victor Dalla Nora Araujo CRP 06/104201  para Veronica Mambrini IG - Delas


 É possível estabelecer o que é normal, quando se trata de um objetivo caro a uma pessoa?
Como se sabe, existe um enorme leque de normas sociais; devemos sempre considerar a cultura, o meio, o momento histórico em que estamos inseridos, e a partir de então podemos nivelar o que é tido como “normal” e aceitável para determinada sociedade e conseqüentemente para seus indivíduos.
Por um lado, ao pontuar o que é, ou o que deveria ser “normal” ao outro, estamos inserindo valores próprios, e muitas vezes desconsiderando as particularidades do outro, que (apesar fazer parte de uma mesma cultura) teve experiências diferentes das nossas. Sendo assim, naturalmente, este outro irá conceber e manifestar alguns destes signos sociais de forma diferente.
Por outro lado, como já dito, há uma prévia expectativa acerca da normalidade, dos caminhos que devem ser traçados para determinado nicho social. Por exemplo: apesar da contemporânea mudança na estrutura familiar, ainda se tem uma latente expectativa da concepção de um núcleo familiar feliz, filhos, etc. Ou ainda, a aceitação da homossexualidade ocorre mais no campo das idéias do que na prática, já que ainda há muitos preconceitos e manifestações destes frente ao tema.






Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo