Preciso que cuidem de mim

É possível que a necessidade de receber cuidados quando objetivamente a pessoa desfruta de boa saúde e capacidade para cuidar de si esteja relacionada à uma característica de Dependencia emocional.

Aqueles que acreditam que não conseguem tocar o dia a dia se não tiverem alguém que diga o que vestir, o que comer, onde ir, com quem falar, como decorar sua própria casa podem ter a característica da dependencia.


Os dependentes são pessoas submissas, sentem de medo de se separarem daqueles que cuidam dele. Acham que vão morrer, não porque sentirão saudades da pessoa, mas sentirão que não terão como escolher e viver sua própria vida sem ter quem diga como.
Não conseguem tomar decisões, pedem conselhos o tempo todo. O que algumas vezes faz a pessoa que dá os conselhos se sentir envaidecida, ela se sente útil e não percebe que só está perpetuando a insegurança deste dependente.
Uma frase que já ouvi de um de meus paciente me chocou muito, mas é muito mais comum do que parece: “Eu deixo que os outros escolham para mim, assim se alguma coisa der errado eu ainda fico bem comigo mesmo”. Ou seja, ela prefere se dar mal a tentar escolher por si mesma. Claro que esta é uma falsa segurança e falso sentimento de que “está tudo bem”.
São pessoas que não conseguem dizer ao colega que não concorda com a opinião dele, pois tem muito medo de que se fizer isso o outro passará a não gostar dele. Isso não significa que quando você discorda de alguém terá que falar de qualquer jeito, claro que muitas vezes percebemos que não é hora de abrir a boca e escolhemos a pessoa e o momento adequado. O dependente não dá sua opinião nem quando é a o momento certo, come o que não pode porque não consegue dizer ao anfitrião que tem alergia à camarão. Imagine os resultados. 

Esta é uma pessoa sem iniciativa. Não sabe pensar por si só, ver o que lhe agrada de verdade e fazer as coisas por si mesmo. Não que não tenha energia, tem sim, e muita, mas tem medo de se arriscar em um projeto de sua autoria.
Aceita até atividades muito desagradáveis para ser querido pelas pessoas.
Não sabe ficar sozinho, em casa ou ficar sem um relacionamento, e com isso pode permanecer num relacionamento destrutivo por muito tempo, pois acha que não pode cuidar de si mesmo. Quando termina um relacionamento se desespera para entrar em outro, não tem critério algum de escolha.

Vencer sua dependência é fundamental para ser feliz e finalmente viver sua própria vida.


Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo