Porque é tão difícil tomar decisões

Uma parcela dos pacientes em consultas com psicólogos tem essa questão como ponto central da psicoterapia: Tomar decisão.
Dificuldade em decidir pode abranger várias áreas da vida de uma pessoa:

- Que curso fazer na faculdade? Medicina que me dará mais rendimento ou faço balé que me dará mais satisfação?
- Separo deste marido / esposa? É melhor arriscar a talvez não encontrar outra pessoa e ficar só ou me livro desta pessoa que está me fazendo muito mal?
- Vou atrás de uma promoção ou fico mais tempo nesta função para consolidar melhor meus conhecimentos e técnicas de gerenciamento?
- Reformo minha cozinha e fico um tempo com a casa de pernas para o ar, mas depois desfruto de um belo ambiente ou mantenho tudo como está?
- Compro este imóvel agora ou espero o mercado melhorar? E se o mercado piorar.
- Ligo para esta garota (o) que estou paquerando? Não deixo a chance passar ou vai parecer que estou desesperado e porei tudo a perder?

Acredito que de forma geral todo mundo adora certezas, e viver na incerteza pode ser muito angustiante.
Vejo que empresários bem sucedidos tem a "certeza" como um dos produtos oferecidos, por exemplo: Um restaurante que sempre terá a mesma qualidade da comida poderá atrair mais clientes. De nada adianta ter algo delicioso a maior parte do tempo se de vez em quando o cozinheiro erra no tempero. Ninguém quer arriscar a não saber se hoje encontrará o cozinheiro de bom humor. As pessoas frequentam lugares onde sabem o que vão encontrar.

Quando falamos de comercio ou vendas a coisa pode ser mais fácil, tudo complica quando falamos de decisões comportamentais, emocionais e psicológicas. Que atitude tomar? Devo falar ou não com aquela pessoa que está agindo errado? Devo sair de casa? E se eu não me adaptar?

O grande mal dos processos de decisão é o “E se...?”. Você pode completar essa frase como quiser: “E se... a terra for invadida por marcianos?”.
É possível que caia um avião em minha cabeça enquanto escrevo este texto? Sim. É provável? Não. (Se o texto for concluído você saberá que nada caiu sobre minha cabeça).
Tudo, absolutamente tudo é possível. Nada é impossível nessa vida! Mas se ficarmos paralisados esperando o pior deixaremos de viver.

Porque alguns têm mais dificuldade em decidir que outros?

Há fatores que influenciam:
- Mudanças de papéis com os pais. Ou seja, a pessoa que cuidou dos pais ainda em idade onde seriam os pais que deveriam cuidar dela - esta pode ser a causa da dificuldade em tomar decisões. Isto pode criar um ego mais frágil, com a sensação de que ainda não está pronto para saber o que fazer.
Esta mudança de papeis pode ocorrer em famílias onde uma doença, ou outra mudança qualquer, apareceu de forma súbita e inesperada e não houve outra saída senão contar com as crianças para assumirem responsabilidades antes do tempo.

- Pais superproterores. Pais que não permitiram o treino natural de tomar decisões quanto a sua rotina normal de vida. Pais que nunca  treinaram o filho a perceber o quanto seria gratificante escolher seu brinquedo, a cor de sua bicicleta, a roupa que usará.

- Dificuldade em tomar contato com suas emoções.  Uma das funções das emoções são as referencias. São as emoções que te norteiam para o agradável e ajudam a fugir do desagradável. Ou seja, se você sente que algo te faz bem você escolhe esta coisa, da mesma forma que sairá de perto das coisas que te dão sensação de mal estar.
O interessante é que nem sempre as emoções estão corretas, você pode sim se sentir muito bem com algo (por exemplo, paquerar aquele rapaz com toda auto-estima do mundo) por achar que isso é muito bom, mas no fim esta pessoa pode se mostrar péssima companhia. 

- Dificuldade em acessar suas memórias. Nossas lembranças também são referencias. Se uma vez você foi para praia, se divertiu à beça, valeu à pena, mas só se lembra do rádio que o vizinho deixava no ultimo volume poderá ter dificuldade em decidir voltar à praia.



Quer garantia de que terá escolhas 100% perfeitas?
Não tem. Esta é a graça da vida, teremos sempre emoções novas, nunca entraremos no "cinza" da certeza, do tudo pronto, certinho sem novidades.





*O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo
  Marisa de Abreu Alves- CRP 06/29493-5 - Psicóloga