Timidez - Tratamento

Quando a timidez atinge níveis de sofrimento e prejuízos que dificultam o bom desenvolvimento de uma vida harmoniosa um psicólogo pode ser procurado para o desenvolvimento de um trabalho focado na superação do sofriento e/ou comportamentos que envolvem a timidez desta pessoa.

Há algumas opções às quais podem ser aplicadas, conforme o psicólogo perceba necessidade e adequação, como por exemplo:

Técnicas de relaxamento
As técnicas de relaxamento podem ajudar o paciente a controlar sintomas fisiológicos antes ou durante as situações às quais gostaria de enfrentar com tranquilidade.


Treinamento de habilidades sociais
As técnicas usadas no treinamento de habilidades sociais podem ser: modelagem, ensaio comportamental, reforçamento social e o treinamento realizado fora da sessão (tarefas de casa).


Exposição
A exposição facilita ao paciente imaginar (exposição através de imagens mentais) ou confrontar realmente (exposição ao vivo) as situações que quer enfrentar, como, por exemplo, apresentar um trabalho na sala de aula, falar na reunião da empresa ou conversar tranquilamente em festas.


Reestruturação cognitiva
Os pacientes com fobia social são ensinados a identificar os pensamentos disfuncionais, ou seja negativos e fora da realidade, e fazer o teste da realidade para corrigir os o que há de distorcido em sua percepção.


Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo