O que é terapia

Talvez você tenha chegado a esta página denomindaO que é terapia?por estar pensando em fazer psicoterapia, mas ainda não tem muita certeza sobre como a terapia poderia lhe ajudar.

A palavra Terapia significa tratamento. Mas quando falamos em psicoterapia podemos contar também com autoconhecimento, ou seja, você pode fazer psicoterapia com a finalidade de saber mais sobre você mesmo, sobre seu funcionamento psicológico e comportamental – mesmo que não pretenda alterar nada no aspecto do comportamento ou sentimento. 
A terapia, ou em nosso caso, psicoterapia pode ajudar nas seguintes situações abaixo listadas como exemplos: 
- Você percebeu que não consegue falar “não” para as pessoas e está tendo dificuldades por assumir responsabilidades que não deveria. 
- Você não consegue se expressar claramente nas reuniões e está perdendo oportunidades de promoções porque ninguém na empresa sabe o quanto você é competente.
- Você vive com a cabeça no mundo da luz e esquece-se desde compromissos, pagamento de contas, etc
- Sente muito medo de que coisas ruins possam acontecer e por isso nem vai ao médico, e pula na cadeira cada vez que o telefone toca.
- Seu casamento está em dificuldades,e você não consegue administrar a situação.
- Você é muito ciumento e está pondo seu relacionamento a perder.
- Você é compulsivo e está comendo demais, bebendo demais, etc.


O psicoterapeuta poderá aplicar técnicas específicas para cada quadro, como por exemplo, a pessoa com medo de falar em publico poderá receber um tratamento que visa a dessensibilização deste medo e o fortalecimento de sua autoestima.
O psicoterapeuta escuta sem julgamentos, portanto terapia é o espaço para você ser ouvido.
A terapia lhe dá oportunidade de ter o seu espaço.
A psicoterapia poderá oferecer oportunidade para você mesmo se ouvir, pois muitas vezes não percebemos nossos próprios pensamentos.






Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo