Necessidade em ser o centro das atenções

Ela só quer chamar atenção

Quantas vezes já não ouvimos a frase acima?


Será que há uma condenação implícita nesta frase, é como se chamar atenção fosse algo reprovável e ninguém jamais deveria querer chamar atenção para si?

Creio que a parcimônia  rege o bom senso e pode ser útil pensarmos em equilíbrio para identificarmos quando algo seria desejável ou não. 

Acredito que o grau de inconveniência pode ser definido tanto pelo desconforto causado às pessoas presentes no ambiente daquele que quer chamar atenção como o grau de sofrimento interno desta pessoa, sendo que imagino ser este o parâmetro mais fidedigno. 

Aquele que sofre e se utiliza de mecanismos, como comportamentos histriônicos, para aplacar sua dor pode ser beneficiado quando, e se, submeter-se ao processo de autoconhecimento e identificação da origem desta dor e necessidade em chamar atenção. 

Mas creio também ser interessante aplicar o processo de auto conhecimento para aquele que não suporta que outra pessoa brilhe e se destaque sem que leve a pecha de "querer chamar a atenção". 

Enfim, nada por si só é bom ou ruim, sempre temos que avaliar diversos pontos de vista e o grau de prejuízos que está sendo causado.



Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui


 Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo