Depressão Tratamento SP


Tratamento para depressão SP

Tratamento para depressão SP

Equipe de psicólogos situados em São Paulo, próximo Av Paulista, metro Consolação, e centro de São Paulo.

Depressão tem cura?

Tem tratamento. É possível contar com a psicoterapia quando necessária.
O processo evolutivo explica parte de nossa tendência a ver tudo de forma mais negativa do seria necessário. Nossos ancestrais sobreviveram ao aprender a observar tudo que poderia coloca-lo em risco. Prestava-se atenção a tudo que poderia ser sinal de perigo. O homem primitivo tinha razão em ser assim, pois o desastre estava ao lado, havia perigo de morte por ataque de animais, por frio, calor, fome, etc. Nossos ancestrais precisaram dessa visão pessimista para sobreviver, e foi muito bom pois  precisava se proteger da fome e da morte com muito mais afinco. O homem primitivo desenvolveu uma visão muito pessimista da vida porque era necessário. 

depressao na adolescencia

Depressão na adolescência

Não há uma fase de vida que possa estar imune à possibilidade da depressão, mesmo quando não imaginamos que fases iniciais da vida não apresentem tanto peso pode surgir a depressão na adolescência devido a outros fatores.

Penso que talvez parte da depressão encontrada hoje em dia pode ser alguma forma de herança da mente pessimista primitiva. Talvez tenha sobrevivido apenas os que se beneficiaram do pessimismo pois agiram com auto proteção e a seleção natural fez seu serviço. 

Depressão infantil

 Depressão infantil



Vemos a possibilidade de herança genética, ao investigarmos uma pessoa depressiva é possível encontrarmos outras pessoas também com depressão em sua família. Em crianças a depressão pode surgir sem explicação, em outros casos é possível que uma predisposição genética tenha sido sobreposta por dificuldades de relacionamento, na escola, etc.


depressão pos parto

Depressão pós parto

Percebo como recente a aceitação da possibilidade da depressão pós parto, pois familia a amigos podem ter dificuldade em entender que mesmo um momento no qual tudo poderia ser maravilhoso ainda há o risco de uma doença como esta acometer uma mãe.

Eu acredito que mesmo que haja a disponibilidade genética outros fatores também contribuem bastante, como por exemplo a forma como a pessoa aprendeu a lidar com os obstáculos da vida. Quem sofreu alguns revezes e não conseguiu contorna-los pode se sentir um tanto desamparado e não acreditar na possibilidade de solução dos obstáculos seguintes, mesmo se tratando de situações bem diferentes. 

Depressão bipolar

Depressão bipolar

Não há apenas um tipo de depressão, por exemplo o transtorno de humor bipolar caracteriza-se por episódios de profunda depressão permeados por outros de euforia. 
 
depressao nervosa profunda severa

Depressão nervosa, profunda ou severa

 

Enfim, creio que o mais importante quando falamos de depressão seria não deixar esta pessoa sem cuidados para evitar uma possível piora dos sintomas.




Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo