Auto estima Rebaixada

A autoestima  é uma questão que está presente numa parte dos distúrbios psicológicos. Por exemplo, a depressão e a autoestima rebaixada podem estar diretamente relacionadas, a pessoa depressiva pode se sentir incapaz, sem forças para vencer as barreiras que a vida impõe. Na síndrome do pânico também acontece algo semelhante, o sentimento básico do portador da síndrome do pânico é o desamparo, a sensação de que vai precisar de ajuda mas essa ajuda não estará disponível. 

O que é Autoestima?

É a ideia, a opinião que cada um tem de si mesmo.  É o quanto você se gosta, é o quanto de valor você considera que tem. 
Pode haver diferença entre o valor que você considera e o valor que realmente tem. Cada um avalia a si mesmo, conforme o seu “óculos” pessoal. Por exemplo: vamos pensar numa médica, bonita, porém deficiente física. Com um belo sucesso na profissão, muito reconhecida, casa própria, um carro maravilhoso, casa de campo etc, enfim um monte de conquistas. Tudo o que faria qualquer um se sentir um vencedor, mas ela pode não ver assim. Ainda sofre de baixa autoestima devido limitações físicas, que na prática nunca a limitaram em suas realizações. 

Perceberam porque a autoestima tem que ser entendida como o valor que a pessoa atribui a si mesma, e não a um valor “real”. E é esse valor que influência intimamente, o simbólico. É o quanto você acredita em si mesmo.

O que seria a baixa autoestima, ou como eu prefiro dizer para dar melhor entendimento = autoestima rebaixada?

É quando a pessoa tem a idéia de ter pouco valor, é quando ela tem opiniões muito negativas a seu próprio respeito, pode se sentir: insegura com medo de fazer as coisas, inadequada, acha que não faz nada direito, morrer de dúvidas por tudo, ter  dificuldade em decidir, nunca sabe o que fazer, se vai no mercado e compra iogurte de morango, chega em casa arrependida “Porque eu não comprei abacaxi”.

Medo de errar

Autoestima rebaixada pode envolver também o medo de errar, achar que tem que fazer tudo com perfeição. O perfeccionista pode ser muito crítico cosigo mesmo e nunca se considerar suficientemente bom. Ser perfeccionista é ter a sensação de não ser capaz de fazer nada direito.


Rejeição

Com a autoestima rebaixada pode vir a sensação de rejeição. Por exemplo, uma pessoa que de alguma forma demonstrou que não queria sua companhia o deixa supersensível e magoado com a pessoa.
Timidez

Timidez pode estar vinculada à baixa autoestima quando a pessoa não se sente com liberdade de ser ela mesma.


Como se forma a autoestima de cada um?

Pode começar a se formar na infância conforme a pessoa foi percebendo como era tratada nas interações interpessoais. Por exemplo, uma pessoa que recebeu elogios pelas suas conquistas,  teve oportunidade de trazer uma autoimagem como uma pessoa independente, produtiva pode  construir uma boa autoimagem, mas se foi muito criticado pode formar uma autopercepção muito ruim, pode ter se visto como defeituosa, mau, indesejado, ou inferior.



Psicoterapia


A psicoterapia pode ser a escolha para o trablalho na compreenção de si mesmo.






Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui


 Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo