Pensamento suicida

De todos os pensamentos negativos que uma pessoa pode ter, considero este é mais significativo.

O pensamento suicida pode aparecer com uma frequência bem alta se considerarmos não só os planos de morte, pois pensar em como poderia haver alívio em não estar mais vivo também pode ser considerado pensamento suicida.


Muitas vezes estes pensamentos podem surgir como opção única de ser "visto" e reconhecido como alguém que precisa de ajuda e não está sabendo mais o que fazer. Outras vezes o pensamento suicida pode ser permeado pela curiosidade em saber se sua ausência seria notada e se haveriam pessoas que sentiriam sua falta.

Algumas vezes o pensamento suicida pode ser uma forma de pedir ajuda, outras vezes seria uma tentativa de aliviar a dor, uma vez que não consegue identificar outras maneiras de amenizar o quadro pelo qual está passando

De toda forma vejo esta situação como merecedora de atenção tanto pela própria pessoa como pelos amigos e familiares, pois muitas vezes o sofrimento pode dificultar a busca de ajuda e neste caso as pessoas próximas podem ser as facilitadoras no processo de busca de ajuda. 


 

Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo