Complexo de inferioridade

As pessoas podem nutrir sentimento quanto a serem inferiores dos outros. A causas dentes sentimentos podem ser muito diversificadas, como por exemplo vivências traumáticas ou conclusões erradas sobre si mesmo.   Alguns acontecimentos podem passar informações errôneas sobre nosso valor como seres humanos, o que pode resultar em comportamentos introvertidos que, além do sofrimento emocional podem causar limitação na vida social, profissional e pessoal.


As situações formadoras de sentimentos de inferioridade podem ser todas aquelas onde a pessoa se percebe incapaz, como por exemplo  a família explosiva. O pai, mãe, ou qualquer pessoa significativa da infância que resolve as questões dentro de casa pelo caminho do “grito”, pode oferecer um ambiente onde a criança não se sente apta a entender como deve proceder, pois diante de pessoas explosivas parece que nunca conseguirá falar ou fazer a coisa certa. Juntamente com esta sensação de estar sempre errado pode surgir o  sentimento de inferioridade.






Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo