O porder da escolha







O Poder da escolha

Parece algo tão simples, mas para alguns fazer uma simples escolha pode ser muito penoso.
Alguns motivos para dificuldade em escolher:
-Não teve treino na infância, não lhe deram ou lhe tiraram as oportunidades de escolher roupas, brincadeiras, etc.
- Trauma, em situações passadas onde suas escolhas não deram certo
- Personalidade dependente, onde abre mão de escolher para que outro faça por ele e assim se sentir acolhido
- Medo de errar, então passo o risco para outro, assim nunca carregará o peso de uma possível escolha errada. “Se eu não escolho, não erro e estou sempre bem na fita”.

Escolher é se arriscar

Escolher pode ser visto como lidar com incertezas e angustia das possibilidades.
Quando não há possibilidade de escolha, o caminho é único, mesmo que não seja o caminho ideal ainda não há angustia de abrir mão de algo e se sentir responsável por isso.
Certa vez uma pesquisa de marketing decidiu por reduzir sabores de geleia, pois perceberam que vendia-se mais quando há poucas opções do que inúmeros sabores.
Talvez para algumas pessoas, em algumas situações, ter duas ótimas opções pode ser mais doloroso de lidar com uma única opção mediana.
Cada vez que optamos estamos abrindo mão de todas as outras possibilidades. Ao escolher tudo podemos acabar sem nada.

Benefícios em se arriscar a fazer escolhas

Fazer escolha implica em bater no peito e assumir uma posição, uma ideia, um valor. Quando uma pessoa escolhe um caminho mais curto ou arriscado está colocando muito sobre sua personalidade. Fazer escolha é se expor e mostrar para o mundo quem você é, quais suas prioridades, quem e o que você considera importante. É construir sua autoestima.
Uma simples escolha do sabor da pizza com os amigos diz muito a respeito da relação com estes amigos. Se você escolhe um saber que todos gostam você demonstra ser uma pessoa empática, se escolhe aquele sabor que ninguém gosta mas ainda assim arrisca a ser o único que vai degusta-la, demostra ser uma pessoa segura. Mas se ao escolher este sabor, sabendo que poucos gostam e implica com os demais por não gostarem demonstra ser uma pessoa arrogante.

Escolhas pequenas ou grandes podem ter o mesmo grau de dificuldade
A dificuldade nem sempre está no impacto daquela escolha na vida da pessoa, algumas vezes escolher uma profissão ou um companheiro para toda uma vida pode ser tão doloroso quanto escolher um sapato, pois a dificuldade está em conseguir analisar os benefícios e perdas de cada opção.

Como as pessoas escolhem:

- Analisa cada característica positiva e negativa de todas as opções. Pode parecer a melhor forma de escolher mas pode gerar certa confusão mental.
- “Cara ou coroa” com a vida. Não analisa nenhum aspecto.
- Observa o que os outros escolhem e decide por isto.
- Opta pela primeira coisa que pareceu interessante, confia no conhecimento que já tem e não se atém as demais opções, justamente para que o acumulo de informações impeçam a decisão.

 A melhor forma (ao meu ver)
Realizar um “casamento” da opção com suas necessidades, prioridades e características como pessoa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: