Falta de habilidades sociais



Iniciar conversas:  Não ser muito direto ao falar de suas intenções, não declarar que quer apenas conhecer esta pessoa.
Dicas:
- Fazer uma pergunta - Fazer elogios - Perguntar se pode juntar-se à outra pessoa - Pedir que a outra pessoa junte-se a ele
- Pedir ajuda - Pedir conselho - Pedir opinião - Pedir informação - Oferecer algo - Cumprimentar outra pessoa
Passos: Decidir que queremos conhecer uma pessoa - fazer contato visual - falar.

Regras para iniciar conversas:
- Ser positivo - Ser direto - Antecipar uma reação positiva (prever uma resposta positiva por parte da outra pessoa)
- Usar humor - Utilizar frases iniciais curtas - Fazer perguntas com final aberto (que não tenham como resposta algo definitivo como “ sim” ou “não” )
- Usar a livre informação (acrescentar coisas, mesmo não tenha sido perguntado). - Aproximar-se de pessoas que pareçam livres e amigáveis
- Ser curioso - Sorrir e olhar para as pessoas
Leve em conta que: Ser repelido não é o fim do mundo. É possível que a outra pessoa esteja de mau humor, ou tenha interpretado mal. Tente. Insista. E recompense-se por isso.

Manter uma conversa:
Formas de manter a conversa:
- Discutir sentimentos, suposições ou impressões mútuas. (que os dois tenham em comum)
- Compartilhar pensamentos e opiniões sobre um tema. (dizer o que pensa)
- Compartilhar fantasias, sonhos, imagens, metas ou desejos.
- Compartilhar atividades recentes. (O que fez no final de semana, que CD comprou, etc.).
- Compartilhar atividades passadas
- Compartilhar fatos engraçados, contar estórias divertidas, rir de si mesmo.


- Silêncios  -  Não é necessário correr para preencher períodos de silencio. Pode-se usá-los para refletir sobre o que foi dito ou para mudar de tema.
“O pior do silencio é o que dizemos a nós mesmos sobre ele”

Para entrar em uma conversa em curso:  É preciso aproveitar as brechas, os intervalos, intervir rapidamente depois que alguém fala. É importante aprender quando há uma pausa natural, quando alguém se detém para respirar, ou quando alguém está reunindo seus pensamentos.
Pode-se elevar a voz, mas nunca gritar.

Terminar conversas:
Para interromper uma conversa que não está interessando. Ex: “Perdão, mas estou vendo alguém que gostaria de cumprimentar”
Ou “Perdão, mas eu tenho que ir, foi bom vê-lo”
Quando já está na hora de a visita ir embora mas ela não se manifesta. Ex: “Gostei muito dessa noite, gostaria de voltar a nos reunir”


Fazer e receber elogios:
Os elogios funcionam como reforçadores sociais. Porque fazer elogios?
- Quando fazemos elogios, as pessoas não se sentem esquecidas ou não apreciadas.


Fazer pedidos:
Recusar pedidos:
O adequado é ser capaz de dizer “não” quando queira e que não se sinta mal por isso. Temos o direito de dizer “não” a pedidos pouco razoáveis e a pedidos, que embora razoáveis, não queiramos atender.
Ao recusar é necessário estar certo de que entendemos perfeitamente o que nos pedem.
Recusar um pedido pode fazer com que a outra pessoa se sinta ferida, e ou tente persuadir de atende-lo. Portanto as recusas devem vir acompanhadas por razões, nunca por pretextos.

Expressão de incomodo, desagrado e desgosto
1- Determinar se vale a pena criticar o comportamento, pois este pode ser muito insignificante.
2- Seja breve, uma vez expresso o que queria dizer não é necessário fazer rodeios.
3- Evite acusações, critique o comportamento não a pessoa.

Enfrentar criticas
1- Pedir detalhes. Para saber exatamente quais são as objeções da outra pessoa.
2- Estar de acordo com a verdade. Ex: “É verdade, hoje a comida não está muito boa”. Quando a crítica vem como ataque à nós e não ao nosso comportamento, ou quando vem acompanhada de “sempre, nunca...”  podemos citar provas do contrário.
3- Estar de acordo com o direito do crítico a uma opinião. Ajuda a mantermos nossa própria opinião.

 Referncia : Treino de Habilidades Sociais - Vicente E. Caballo



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