Cansaço contínuo pode ser sintoma de doença





Psicólogas afirmam que transtornos de personalidade requerem muita energia
Lia Costa

Respirações profundas, olhos “pescando”, o andar arrastado. É só o início do ano, mas muitas pessoas já se identificam com essas características de cansaço. 

De acordo com a especialista em psicodrama Adriana Severine, a fadiga e o excesso ou falta de sono estão relacionados a doenças junto com outros sintomas como falta de ânimo ou disposição. “Quando você perceber que está se isolando, desmarcando muitos compromissos e que por mais que durma acorda cansado, esse é um sinal de alerta vermelho”, avisa. Ela aconselha que haja equilíbrio entre trabalho, família, espiritualidade e saúde física. “Tudo que é em demasia ou falta é um indicativo de que algo não está bom”, completa.

A doutora declara ainda que transtornos como depressão, síndrome do pânico e bipolaridade requerem muita energia, o que pode deixar a pessoa mais fatigada. É necessário observar suas causas. 

Por muito tempo ele esteve relacionado com doenças cardiovasculares. No entanto, uma pesquisa norte-americana desenvolvida em Harvard revelou que em realidade o que importa é como a pessoa significa ou não aquele momento. “Dependendo da forma como você compreender uma situação na vida, aquilo vai te adoecer”, complementa a psicóloga Renata Borja. A psicóloga especialista em saúde Kelly McGonigal em uma palestra intitulada Como fazer do stress um amigo, conta que essa mudança no pensamento diz ao corpo que se pode confiar em si mesmo para lidar com as mudanças da vida.

O maior problema é que as pessoas têm resistência em buscar ajuda profissional por achar que psicólogo “é coisa de gente maluca”, o que é um conceito equivocado. Para Renata, isso é bater a cabeça na parede. E o importante é trabalhar na prevenção, que todos já conhecem: boas noites de sono e tempo para atividade física, bem como lazer. A divisão do tempo é a maior amiga de pessoas organizadas e consequentemente mais saudáveis. “A atividade física é muito importante porque regula os hormônios de humor”, revela. Muitas vezes a pessoa estará cansada e sem disposição, mas a questão não é essa e sim se o indivíduo quer ficar melhor. “Não é opção, é necessidade”, adverte.
 
Além da prevenção, também é importante procurar um especialista por exemplo em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). “Aquilo que você compreende gera uma emoção que gera um comportamento”, declara a doutora. Seguindo essa linha de raciocínio o estudo afirma que não é o fato de estar cansado ou estressado em si que colabora para as doenças, mas sim a maneira de encarar as situações da vida. Se a pessoa pensar que não vai aguentar, não vai aguentar. De acordo com Renata, o pensamento negativo é péssimo. Ela aconselha que se estabeleçam metas e estratégias, pois todos os problemas tem solução. “Se estou cansado, o que posso fazer para descansar? A organização pessoal é muito importante, desorganização cansa mais”, conta.


Entrevista cedida pela Psicologa:


Adriana  Moreira dos S. Severine  
Psicóloga  CRP 06/121052




http://www.abjnoticias.com.br/cansaco-continuo-pode-ser-sintoma-de-doencas/





 

Respostas completas da Dra Adriana:




O cansaço contínuo pode ter relação com algum tipo de doença como depressão. Quando a fadiga começa a ser preocupante?

A fadiga , o excesso ou falta de sono, dentro outros sintomas estão diretamente relacionados, principalmente qdo acompanhados de uma falta de ânimo e disposição.
É importante quando essa fadiga se tornar crônica, atrapalhando seus relacionamentos ( pessoais,profissionais, sociais). Qdo vc perceber que está se isolando, desmarcando muitos compromissos e que por mais que durma, acorda cansado no dia seguinte, esse é um sinal de alerta vermelho... nesse momento é imprescindível buscar auxílio profissional para ajudá-lo a entender o que está acontecendo.

Muitas pessoas tem uma rotina agitada e sequer percebem que estão adoecendo. Como conduzir essas pessoas ao autoconhecimento e assim a uma melhora na qualidade de vida?

O ideal é que em algum momento todas as pessoas fizessem terapia, mas como isso não é possível , precisamos manter uma vida equilibrada! 
Lembrando que todos os aspectos da nossa vida são importantes para uma qualidade de vida boa. Ter equilíbrio entre trabalho, família, espiritualidade, saúde física ( check ups, atividade física, alimentação...)
O equilíbrio e a palavra chave, tudo que é em demasia ou falta , é um indicativo que algo não está bom.
Em alguns momentos da nossa vida damos mais foco para um ou outro aspecto, por exemplo vou me casar, nesse momento meu foco maior será o amoroso, o financeiro, às vezes os amigos, hobbies ficarão de lado,mas por um período, depois td precisa se equilibrar novamente

Quais doenças tem o cansaço como sintoma?

Depressão , transtorno generalizado de ansiedade (TAG), Síndrome do pânico , Bipolaridade. Todos esses transtornos requerem muita energia, o que nos deixa mais fadigados.

Muitas doenças começam na nossa mente. É possível terminar com elas da mesma forma?

Com certeza! Várias doenças e transtornos psicológicos tem início na nossa mente, inclusive somatizados doenças físicas, como alergias, dores diversas.









Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: