Reagindo a um maltrato - Com vídeo




Tópicos do vídeo:


Fui maltratada (o) ?

Muitas vezes não sabemos como reagir diante de um abuso. Muitas vezes não percebemos que aquilo foi um abuso, outras mesmo percebendo que se trata de um abuso não queremos reagir.

O que caracteriza um maltrato ou um abuso?

Qualquer coisa que lhe ofereça desconforto, prejuízo ou dor, física ou emocional.
Exemplos: Uma pessoa que falou alto demais sem necessidade. Uma pessoa que a empurrou ao passar por você. Uma pessoa que pede favores, fazendo você acreditar que ela está em situação menos favorecida, talvez até te prejudicando. Uma pessoa que não cumpre o seu dever de proteger um menor ou incapaz e o deixa a própria sorte. Uma pessoa que age de forma libidinosa sem a devida permissão. Quando alguém toca seu corpo, mesmo que em áreas não erógenas, sem permissão. Algumas vezes é preciso se colocar pois podemos considerar a subjetividade do outro, ou a não percepção dos próprios atos, e assim sentimos que precisamos verbalizar, explicar que não queremos aquela ação.

Sabemos identificar um abuso?

É possível que algumas vezes não conseguimos identificar um abuso por diversos motivos:
- Nos acostumamos com aquilo, a mídia, repete tanto que parece que precisamos aceitar. Uma exemplo não necessariamente de abuso mas de um certo viés de percepção: Policiais femininas maquiadas, já vi tanta reportagem focando este aspecto, mostrando admiração, que dá a impressão que não seria normal que uma mulher se maquiasse em seu dia a dia.
- Alguém diz: “Ele é assim mesmo”. Ele fala gritando, ele passa a mão, porque é assim mesmo”. E só por isso devemos aceitar?
- A pessoa foi passivo agressiva. Por exemplo, quando diz uma coisa mas seu rosto expressa outra “Eu não estou com raiva”. “Voce quer tudo perfeito”, ou seja joga a incapacidade dela em sua expectativa. É a pessoa que se faz de vitima para te convencer de que a errada é você.
- Em nossa experiência de vida coisas parecidas foram feitas por pessoas que colocaram que tal ato seria “normal”.  Por exemplo garotas que vão as baladas e veem garotas recebendo certo tipo de cantada ou até mesmo contato físico de rapazes e não reagem.

Porque não conseguimos reagir adequadamente a um abuso?

As vezes por medo. Medo da rejeição, medo da agressão aumentar, medo que outras pessoas fiquem do lado do outro. As vezes por falta de aprendizado, não desenvolvemos técnicas para nos colocarmos adequadamente.

E quando não queremos reagir?

Algumas vezes optamos de forma sincera, sem medo, por não reagir. Talvez sejam situações onde realmente relevamos a atitude do outro e percebemos que não há nada a ganhar em reagir.

Quando a pessoa se sente maltratada quando de fato não está ocorrendo maus tratos?

É possível que nossa percepção seja distorcida por alguns fatores, talvez maus tratos do passado façam esta pessoa ver maltrato onde não tem. Talvez o medo de ser maltratada desregule o “sensor de maltrato”.




Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
 





Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: