Procrastinação: Má vontade, preguiça, falta de ânimo ou algo mais complexo?



Procrastinação

Preguiça, má vontade, falta de animo ou algo mais complexo?


Dicionario: procrastinação - substantivo feminino
ato ou efeito de procrastinar; adiamento, demora, delonga.

Confusão da sensação de urgência (emergências) x prioridade (importante)

Como ficamos depois de procrastinar:

Podemos ficar ansiosos,  com sentimento de culpa e vergonha por não fazer o que deveria.

É “normal”?

Normal no significado de comum sim, é normal. Normal no sentido de não haver patologia envolvida depende de cada situação.

Quando é patológico?

Torna-se um problema quando provoca prejuízo em alguma esfera da vida da pessoa, seja profissional, social, financeira, etc. 

Ela é a causa ou a consequência de problemas?

A procrastinação pode ser consequência de transtornos psicológicos ou orgânicos.

Formas de procrastinar:

Para procrastinar é necessário a consciência de que algo precisa ser feito
- simplesmente nem olhar para o que precisa ser feito
- argumentar dizendo que não é tão necessário assim – e depois perceber que mentiu para si mesmo
- começar uma tarefa, parar no meio por achar que a outra é mais interessante assim sucessivamente até deixar tudo sem terminar.
- considerar que não faz mal atrasar alguns minutos, pois “apenas” ver o e-mail whatsapp, etc, não prejudicará , até que a sequência de minutos se estende por horas e no fim tem a boa desculpa de que agora não da tempo para mais nada.

Porque procrastinamos?

Evolutivamente falando o ser humano tem pouco tempo de história se preocupando com o futuro, o homem primitivo tinha que se preocupar somente com o agora, comer, se defender, etc. Com o tempo ações que envolviam o futuro se desenvolveram, por exemplo a agricultura surgiu “apenas” há 10.000 anos. O 1ª ser humano surgiu a 500.000 anos (conforme a pesquisa)
Outras formas de entendermos a procrastinação seria identificar o significa para cada um desta atitude (ou ausência de atitude?)

Dizer que é Preguiça ou má vontade não responde, apenas acusa.
Dizer que é Falta de animo também não responde, apenas descreve. 

O que explicaria seria o significado interno, e pessoal da pessoa que procrastina e o que procrastina. Pois é possível que uma pessoa procrastine ligar para um amigo, mas não procrastine um trabalho.
Para uns deixar para depois pode significar ganhar tempo, perceber que tem tempo para as tarefas pode reduzir sua ansiedade, mesmo que fique ansioso depois por perceber que ficou com pouco tempo para fazer o que precisava.
Para outros deixar para depois significa uma forma de se impor, como se dissesse “não vou acatar ordens, foi fazer do meu jeito”.
Uma pessoa que procrastina arrumar o quarto pode ter em seus valores internos que não vale a pena arrumar algo que não será visto por outras pessoas.
Uma pessoa que procrastina ligar para o amigo pode ter medo de ser rejeitado pelo amigo.

Se faz tão mal porque fazemos isso?

Porque a procrastinação surge como impulso, algo interno ao qual não temos consciência, mas que intimamente tem uma função. Esta função pode ser de proteção, como no caso da pessoa que precisa se colocar afirmativamente e não ter a sensação de que está cedendo a pressões externas, se protege desta fragilidade procrastinando.

Como parar de procrastinar?

Impulsos podem contidos quando sabemos como e porque eles acontecem e também nos determinamos a muda-los, procuramos recursos para muda-los e nos empenhamos para muda-los. 




 Referências:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: