Aspectos psicológicos das compras - Com vídeo






Aspectos psicológicos envolvidos na forma como gastamos dinheiro

Quando falei de sobre gostar de trabalhar estava falando, mesmo que indiretamente, sobre ganhar dinheiro, pois esta seria uma das formas de conseguir dinheiro (outras seriam: ganhar na loteria, herdar, casamento, nascer em uma família de poses, etc)
O tema de hoje volta-se a forma como gastamos dinheiro, pois sabemos que o dinheiro poupado e investido no futuro diz muito sobre o potencial de segurança financeira futura como por exemplo uma aposentadoria mais digna e confortável.
Imagino que um dos pontos que faz valer a pena lutarmos por ganhar dinheiro seria usufruir deste dinheiro, talvez por isso haja ditos populares tipo: dinheiro foi feito para gastar, mais vale um gosto do que um milhão no bolso, etc.

Como usufruímos do dinheiro pode sofrer muitas variações.

O primeiro ponto importante seria identificar quais são seus valores, o que é importante para vc, pois é comum que pessoa pensem ter um determinado valor e depois de ter gasto seu dinheiro todo em uma determinada coisa percebe que não seria aquilo que deveria ter feito. Por exemplo: para uns o importante é ajudar a família, e nisso sabe que não guardará dinheiro pois toda sobra irá para sua família. Para outros o importante é sua casa, então não come em restaurantes, não compra roupas de grife mas paga as prestações de sua casa.
O problema surge quando alguém mesmo tendo a sua casa, por exemplo, como meta principal, nao consegue resistir e gasta o dinheiro que poderia ter ido para prestação da casa própria com material de mergulho, por exemplo.

Então, ao definirmos prioridades precisamos entender o que realmente é importante para nós. Não sou eu quem vai dizer que uma pessoa que não tem casa própria não pode ter hobbies e gastar seu dinheiro com eles, mas o importante é ter consciência disto, pois muitas vezes a pessoa está sendo impelida a gastar com coisas às quais não fazem parte de seus valores nem necessidades, mas está sendo levada pelo marketing.

Psicologia no marketing


Profissionais do marketing costumam entender muito bem a dinâmica humana e sabem que o apelo emocional pode ser determinante na compra de um produto. Por isso hoje em dia temos uma enxurrada de comerciais que envolvem emocionalmente, é comercial de margarina, de sapato, de maquiagem que te faz chorar.
A ideia por trás disso é que ao associar um produto a uma emoção forte fará com que a pessoa deseje repetir esta emoção e, inconscientemente, compre o produto para manter aquela emoção em seu dia a dia.

Comprar somente o que precisa: este deviria ser o lema de todos nós, pois o contrário disso seria comprar o que não vamos usar, que vai ficar esquecido em algum canto. Sabemos disso mas, porque não fazemos?
Talvez:
- Confundimos a necessidade em ter aquele produto com a alegria que achamos que o produto nos trará.
- confundimos a necessidade do produto com o gosto de ver aquele produto, as vezes um estoque dele em nossa prateleira, isso é coleção, hobbie e não consumo consciente.
- Confundimos a necessidade pelo produto com a necessidade em adquirir status através do produto, pois marcas que impressionam pelo luxo, seja do chocolate em po á maquiagem ou joia, podem estar sendo consumidas pelo status e não pelo beneficio em si.


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Marisa de Abreu Alves
Psicóloga CRP 06/29493-5






Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

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Nos conhecermos  e estarmos em equilíbrio emocional também se reflete em nosso consumo e no que gastamos dinheiro.
Ganhar dinheiro pode significar que recebemos um premio, e gastar pode significar que merecemos o premio.
Mas qual premio te interessa? Apenas os de curto prazo ou administrar uma vida bem estruturada financeiramente?
 

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