Aspectos psicológicos envolvidos na forma como gastamos dinheiro
Quando falei de sobre gostar de trabalhar estava falando,
mesmo que indiretamente, sobre ganhar dinheiro, pois esta seria uma das formas
de conseguir dinheiro (outras seriam: ganhar na loteria, herdar, casamento,
nascer em uma família de poses, etc)
O tema de hoje volta-se a forma como gastamos dinheiro, pois
sabemos que o dinheiro poupado e investido no futuro diz muito sobre o
potencial de segurança financeira futura como por exemplo uma aposentadoria
mais digna e confortável.
Imagino que um dos pontos que faz valer a pena lutarmos por
ganhar dinheiro seria usufruir deste dinheiro, talvez por isso haja ditos
populares tipo: dinheiro foi feito para gastar, mais vale um gosto do que um
milhão no bolso, etc.
Como usufruímos do dinheiro pode sofrer muitas variações.
O primeiro ponto importante seria identificar quais são seus
valores, o que é importante para vc, pois é comum que pessoa pensem ter um
determinado valor e depois de ter gasto seu dinheiro todo em uma determinada
coisa percebe que não seria aquilo que deveria ter feito. Por exemplo: para uns
o importante é ajudar a família, e nisso sabe que não guardará dinheiro pois
toda sobra irá para sua família. Para outros o importante é sua casa, então não
come em restaurantes, não compra roupas de grife mas paga as prestações de sua
casa.
O problema surge quando alguém mesmo tendo a sua casa, por
exemplo, como meta principal, nao consegue resistir e gasta o dinheiro que
poderia ter ido para prestação da casa própria com material de mergulho, por
exemplo.
Então, ao definirmos prioridades precisamos entender o que
realmente é importante para nós. Não sou eu quem vai dizer que uma pessoa que
não tem casa própria não pode ter hobbies e gastar seu dinheiro com eles, mas o
importante é ter consciência disto, pois muitas vezes a pessoa está sendo
impelida a gastar com coisas às quais não fazem parte de seus valores nem
necessidades, mas está sendo levada pelo marketing.
Psicologia no marketing
Profissionais do marketing costumam entender muito bem a
dinâmica humana e sabem que o apelo emocional pode ser determinante na compra
de um produto. Por isso hoje em dia temos uma enxurrada de comerciais que
envolvem emocionalmente, é comercial de margarina, de sapato, de maquiagem que
te faz chorar.
A ideia por trás disso é que ao associar um produto a uma
emoção forte fará com que a pessoa deseje repetir esta emoção e,
inconscientemente, compre o produto para manter aquela emoção em seu dia a dia.
Comprar somente o que precisa: este deviria ser o lema de
todos nós, pois o contrário disso seria comprar o que não vamos usar, que vai
ficar esquecido em algum canto. Sabemos disso mas, porque não fazemos?
Talvez:
- Confundimos a necessidade em ter aquele produto com a
alegria que achamos que o produto nos trará.
- confundimos a necessidade do produto com o gosto de ver
aquele produto, as vezes um estoque dele em nossa prateleira, isso é coleção,
hobbie e não consumo consciente.
- Confundimos a necessidade pelo produto com a necessidade
em adquirir status através do produto, pois marcas que impressionam pelo luxo,
seja do chocolate em po á maquiagem ou joia, podem estar sendo consumidas pelo
status e não pelo beneficio em si.
..........................................................................................................
Inscreva-se no canal do Youtube aqui http://goo.gl/32B3B6
Informações sobre consultas ou agendar consultas com os psicólogos da equipe:
https://goo.gl/aqyxl7
contato@marisapsicologa.com.br
F: 11 3262-0621
WhatsApp 11 99787-4512 (apenas para agendar consultas e informações referente consultas)
Rua Bela Cintra, 968 (prox Av Paulista - Metrôs Consolação e Paulista)
Rua Frei Caneca, 33 (Consolação, prox ao centro)
Psicólogos desta equipe aqui: https://goo.gl/ChBh3v
Site http://www.marisapsicologa.com.br
Blog: http://blog.opsicologo.com.br/
Facebook https://goo.gl/zXlX3C
Instagram Psicologoemsaopaulo https://goo.gl/CZjlZe
Este vídeo https://youtu.be/k_XGuI29Q_k
Marisa de Abreu Alves
Psicóloga CRP 06/29493-5
Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui logiar muito ais um produto caro do que um barato mesmo que na pratica ofereçam o mesmo serviço.
..........................................................................................................
Inscreva-se no canal do Youtube aqui http://goo.gl/32B3B6
Informações sobre consultas ou agendar consultas com os psicólogos da equipe:
https://goo.gl/aqyxl7
contato@marisapsicologa.com.br
F: 11 3262-0621
WhatsApp 11 99787-4512 (apenas para agendar consultas e informações referente consultas)
Rua Bela Cintra, 968 (prox Av Paulista - Metrôs Consolação e Paulista)
Rua Frei Caneca, 33 (Consolação, prox ao centro)
Psicólogos desta equipe aqui: https://goo.gl/ChBh3v
Site http://www.marisapsicologa.com.br
Blog: http://blog.opsicologo.com.br/
Facebook https://goo.gl/zXlX3C
Instagram Psicologoemsaopaulo https://goo.gl/CZjlZe
Este vídeo https://youtu.be/k_XGuI29Q_k
Marisa de Abreu Alves
Psicóloga CRP 06/29493-5
Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui logiar muito ais um produto caro do que um barato mesmo que na pratica ofereçam o mesmo serviço.
Nos conhecermos e
estarmos em equilíbrio emocional também se reflete em nosso consumo e no que
gastamos dinheiro.
Ganhar dinheiro pode significar que recebemos um premio, e
gastar pode significar que merecemos o premio.
Mas qual premio te interessa? Apenas os de curto prazo
ou administrar uma vida bem estruturada financeiramente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são bem vindos: