Transexualidade e identidade de gênero - Com vídeo

Tópicos do vídeo:

Transexualidade e identidade de gênero


Transexualidade refere-se à condição do indivíduo cuja identidade de gênero difere daquela designada no nascimento e pode procurar fazer a transição para o gênero oposto através de intervenção médica (administração de hormônios e cirurgia de redesignação sexual).
Não se trata de homossexual nem de travesti.
Essas categorias, no entanto, são apenas ferramentas criadas com o objetivo de tentar diferenciar as múltiplas expressões de gênero e sexualidade. Esses termos não conseguem dar conta dessa pluralidade, mas podem auxiliar na formação de identidades sociais e na elaboração de políticas públicas específicas.

Orientação sexual 

Se refere a como nos sentimos em relação à afetividade e sexualidade. Por não se tratar exclusivamente de sexo, o termo mais apropriado talvez seja orientação afetivo-sexual, ou romântica-sexual.
Falamos de orientação, e não de opção, porque não é algo que possamos mudar de acordo com nosso desejo.
4 tipos de orientação afetivo-sexual: os bissexuais se sentem atraídos pelos dois gêneros; os heterossexuais, pelo gênero oposto; e os homossexuais, pelo mesmo gênero. Os assexuados  podem apresentar uma orientação romântica, porém não sexual, direcionada a algum dos gêneros (ou a ambos), ou não apresentarem orientação romântica e nem sexual.
A orientação sexual se refere a outros, a quem nos relacionamos, a identidade de gênero faz referência a como nos reconhecemos dentro dos padrões de gênero estabelecidos socialmente.
Existem dois sexos (biológicos)  mulher e homem. E dois gêneros (psíquicos) feminino e masculino.

Transexuais – quando o sexo biológico discorda do gênero psíquico: quando um homem não se reconhece no gênero masculino ou uma mulher não se reconhece no gênero feminino.
Na França a transexualidade deixou de ser considerada como transtorno mental em 2010, foi o primeiro país a tomar esta decisão. Em 2013, Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que iria retirar o transexualidade da lista de transtornos mentais da próxima edição de sua Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID).(ultima versão em 2006)
CID 10 F 64.0 - Transexualismo - Classificação Internacional de Doenças

Transexualismo

Se refere ao desejo de viver e ser aceito enquanto pessoa do sexo oposto. Este desejo se acompanha em geral de um sentimento de mal estar ou de inadaptação por referência a seu próprio sexo anatômico e do desejo de submeter-se a uma intervenção cirúrgica ou a um tratamento hormonal a fim de tornar seu corpo tão conforme quanto possível ao sexo desejado.
O  DSM-IV  retirou dos seus diagnósticos os termos transexualismo, travesti e homossexualidade. Ao invés disso, adotou-se o termo Transtornos da Identidade de Gênero, que é visto como menos preconceituoso.
Propostas serão apresentadas em 2018 na discussão da 11ª versão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) da OMS
As questões psiquiátricas na população transexual são produto da violência e discriminação que sofrem e não, como se classifica atualmente, produto da sua transexualidade.
Um transexual refere sentir um sofrimento psíquico por acreditar que houve um erro na determinação do sexo anatômico. É devido a esse sentimento que muitos buscam a cirurgia para mudança de sexo, na tentativa de correção do erro que sentem haver lhe acontecido e assim aliviar o sofrimento.
Diagnóstico: Em geral, psiquiatras ou psicólogos fazem esse diagnóstico, através de várias conversas com o paciente a fim de analisar e determinar corretamente os sentimentos dele.







Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: