Psicólogo - Cura pela palavra - Com vìdeo



Psicoterapia é também conhecida como cura pela fala


Falar sobre, relembrar nossos problemas pode dar oportunidade para reavaliar o que vivemos, dando novo enfoque e perspectiva de forma a mudar nossas atitudes diante do que ocorre hoje em dia conosco.

Cada vez que lembramos reconstruímos o passado. “O cérebro guarda apenas fragmentos do que aconteceu e, na hora de montar o quebra-cabeça das lembranças, contam as emoções e a maneira como a pessoa percebeu o fato ocorrido.

http://mundoestranho.abril.com.br/saude/quanta-informacao-o-cerebro-pode-armazenar/

http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v26n68/a04v26n68

Mas problemas mentais não são disfunções da química cerebral?

Não necessariamente.

Falar e mudar comportamentos muda a química (e formato) de nosso cérebro, da mesma forma que mudar a química do cérebro com medicamentos muda nossos comportamentos.

Matérias que explicam como o cérebro pode ser modificado por nossas ações e intenções:

http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/o_cerebro_se_transforma_quando_aprendemos.html

http://hypescience.com/como-modificar-seu-cerebro-por-vontade-propria/

Agimos e reagimos ao que nos acontece hoje conforme que o que assumimos como verdadeiro (crenças internas)  ao passarmos por nossas experiências no passado.

Exemplo: Uma pessoa que tenha sido desprezada em toda sua infância pode se tornar uma pessoa muito introvertida e com a vida limitada ou pode, como hipercompensação se tornar uma pessoa agressiva demais. Muito do que fazemos e sentimos hoje pode ser consequência do que já vivemos uma vez em outras épocas.

Ex filho bandido e filho doutor - A percepção que cada filho teve deste pai, e como absorveu as vivencias com este pai determinaram toda uma vida, para o bem ou para o mal.

Esta pessoa pode ter sido desprezada como pode ter interpretado o que ocorreu como desprezo, por exemplo: um garoto que viu seus pais dando mais atenção e liberdade à sua irmã por toda sua infância pode concluir, erroneamente, que seus pais preferiam esta irmã e tolhiam seu desenvolvimento. Mas na verdade estes pais percebiam a limitação desta irmã e sua maior necessidade de atenção para se desenvolver. Estes pais percebiam maior potencial deste garoto e com isso sabiam que ele não precisava de tanto incentivo para se desenvolver e interferiam menos em sua rotina.

Mas nem sempre a cura vem do fato de falarmos em voz alta para alguém que atua a “escuta técnica”, que faça intervenções de forma a levar a pessoa a reavaliar seus conteúdos internos.

Em muitas situações a cura vem de orientações técnicas bem específicas, ex síndrome do pânico, TOC, etc.

Em algumas situações o psicólogo pode atuar sozinho, em outras pode ter ajuda do médico com prescrição de medicação, exemplo no transtorno bipolar ou depressão.

Em alguns casos não há expectativa de cura, mas pode haver de melhora, ex esquizofrenia.

Terapia = cuidar, tratar

Em outros casos a psicoterapia tem a finalidade de autoconhecimento. A pessoa pode não ter necessidade de corrigir algo, mas deseja melhorar o que já está bom como por exemplo seu relacionamento com outras pessoas, crescimento profissional, etc.

Um ponto muito importante é que mesmo que sua vida tenha sido moldada por acontecimentos e pessoas, o ponto fundamental para mudança é você mesmo: “não importa o que a vida com fez com você mas o que você fez com o que a vida lhe ofereceu” Sartre

Isso significa que é você quem tem que providenciar mudanças para que sua vida melhore. Não adiante querer mudar os outros para que você fique bem, a responsabilidade pela mudança é sua.

“Sou triste porque minha mulher faleceu” – ou você está triste porque se deixou abater pela morte?



Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui




*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: