Mitos sobre psicólogos


Mitos sobre os psicologos
Mitos sobre os psicólogos



Existe muita informação errônea sobre psicólogos, psicologia e o que realmente o psicólogo faz em consultório.
Acredito que um dia veremos este assunto apenas como humor pois os mitos sobre psicologia estarão desmistificados, mas por enquanto ainda vejo a necessidade em esclarecer para aqueles que ainda não tenham tido contato próximo com um psicólogo e não tenha intimidade com esta profissão.

O PSICÓLOGO ESTUDA PARA RESOLVER OS SEUS PROBLEMAS


O PSICÓLOGO ESTUDA PARA RESOLVER OS SEUS PROBLEMAS

Muitos mitos e tabus que acompanham a psicologia são relacionados com os psicólogos escolherem esta profissão para encontrar a resposta para seus problemas.
É possível que você já tenha ouvido essas e outras frases que colocam o psicólogo em uma posição estranha. Por que é que ninguém pensa que o dentista optou por este curso para fazer obturações em si mesmo?
Assumimos que o psicólogo é uma pessoa com sua história de vida, que pode ter sido melhor ou pior do que ele esperava, como qualquer um. Mas isto não implica que os psicólogos são pessoas que procuram a solução para seus problemas pessoais nos anos de carreira ou que estudar psicologia é o seu último saída para não ficar louco.
Mas podemos dizer que os psicólogos têm interesse no funcionamento da psique, independentemente da segmentação que optar por trabalhar. É lógico que durante o estudo pode-se pensar e repensar, este carreira de estudo do ser humano em profundidade pode gerar perguntas sobre si mesmo ou instiga a corrida de querer entender por que as coisas são como são, mas tenha cuidado com generalizações.

PRA QUE UM PSICÓLOGO SE TENHO UM AMIGO


PRA QUE UM PSICÓLOGO SE TENHO AMIGO

O psicólogo não é um amigo, nem seu amigo toma o lugar do psicólogo.
Quando se vai à terapia existe uma conversa técnica, diferente de conversar com um amigo sobre coisas cotidianas na vida, nem mesmo quando você fala com um amigo e abre seu coração.
Um psicólogo (ou um psicanalista) é um profissional com uma formação acadêmica que permite “ouvir” e perceber além do que é dito por seu paciente. É alguém que pode tomar distância emocional para ajudar o paciente a pensar, entender seus problemas inconscientes e para se conhecer. Esta é uma razão pela qual o psicólogo não realiza psicoterapia com os amigos ou a família, porque é essa distância que lhe permite fazer um bom trabalho.
No entanto, um amigo é aquele que lhe dá conselhos, que você compartilha sua visão dos problemas que ocorreram a partir de sua própria subjetividade, que diz "vamos tomar um café e você me fala sobre isso." O amigo responde com situações que lhe acontecem,  oferece exemplos de sua vida, a partilha de memórias e aspectos de sua vida pessoal com você.


O PSICÓLOGO PODE LER MENTES

O PSICÓLOGO PODE LER MENTES
Já aconteceu de um psicólogo, quando conhece alguém que lhe pergunta “o que você faz?” esta pessoa retorna com: “ Você consegue ler minha mente? Você está me analisando agora?”
Os maiores medos vêm à tona. Ninguém quer ser testado sem o seu consentimento ou gostaria de ser transparente a qualquer pessoa numa festa por exemplo. Um dos grandes padrões éticos de psicologia é para respeitar o espaço pessoal de cada um, para que você não seja analisado em situações informais.
Além disso, ele é importante para saber que os psicólogos não leem mentes nem gastam seu tempo analisando seus pares. Os psicólogos também sabem como aproveitar o seu tempo de lazer, desconectando do trabalho e conversando tranquilamente, sem pensar sobre os conflitos inconscientes daqueles com quem ele está conversando. Não estamos à espreita dos lapsos cometidos por amigos nem tentamos interpretar seus sonhos ou procuramos material inconsciente para fazer um "Te peguei”. 

OS PSICÓLOGOS NÃO TÊM PROBLEMAS EMOCIONAIS


OS PSICÓLOGOS NÃO TÊM PROBLEMAS EMOCIONAIS

Alguns pensam que o psicólogo é completamente insano, daí se dedicar ao ouvir a loucura dos outros. Outros acham que o psicólogo nunca teve ou terá um problema emocional.
Se partirmos do princípio de que o psicólogo é um ser humano como qualquer outro, com uma vida cheia de possibilidades e com a mesma incerteza quanto qualquer outra pessoa, sabemos que psicólogos também amam e perdem entes queridos. Sim, podemos dizer que os psicólogos não são indestrutíveis.
Psicólogos pode saber muito sobre psicologia, mas isso não significa que eles não sofrem e não  choram, que não precisam de amigos para apoiá-los, até mesmo realizam o trabalho como pacientes com outro psicólogo. Sim! Os psicólogos também podem ser pacientes e é uma das orientações exigências como na psicanálise por exemplo, onde  passa-se pela experiência do sofá para ser um profissional melhor.

TUDO QUE O PSICÓLOGO FAZ É OUVIR


TUDO QUE O PSICÓLOGO FAZ É OUVIR
Quando se fala de ouvir em psicologia refere-se a uma escuta ativa, uma atenção flutuante que permite seguir a livre associação do paciente e, assim, ter acesso a conflitos inconscientes. Terapia é um trabalho árduo, tanto para o paciente, como para o psicólogo que pode pedir ao paciente questionar suas certezas, pensando novamente de forma diferente.
Um psicólogo também deve saber como para manter o silêncio, porque às vezes esses momentos são mais carregados de palavras do que se imagina, às vezes as emoções são contidas ou são um espaço para que se possa ir mais fundo dentro de si mesmo. O silêncio é uma ferramenta muito valiosa.

NEM TODOS OS PSICÓLOGOS SÃO PSICANALISTAS
A realidade é que nem todos os psicólogos são psicanalistas, outras orientações como: humanistas, comportamentais, cognitivas comportamentais, fenomenológicos, junguianos, etc. Cada uma destas orientações tem técnicas específicas de trabalho, objetivos diferentes.








Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: